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UM DIÁLOGO ENTRE AS ARTES PLÁSTICAS DO NOVO REALISMO A ELETROQUÍMICA E O DIREITO HUMANO DE HERDAR UM MUNDO SAUDÁVEL
Ensino de química
Problematização
Eletroquímica e arte
Novo realismo
Eletroquímica e preservação ambiental
Ensino de química
Eletroquímica
Direitos humanos
Preservação ambiental
Human rights education
Chemistry teaching
Problematization
Electrochemistry and art
New realism
Electrochemistry and environmental preservation
Mata, Gustavo Luan Nunes da | Posted on:
2021
Abstract
Os direitos humanos como um todo, inclusive os de terceira geração, o acesso à cultura e consciência ambiental, têm os seus valores não reconhecidos e ainda são violados em nossa sociedade. A educação em direitos humanos permite conscientizar, implantar, promover e fomentar os direitos mais fundamentais dos seres humanos. Com intuito de atender algumas demandas da educação em direitos humanos no Brasil e contribuir para o ensino de química à luz dos direitos humanos, desenvolvemos uma atividade baseada na problematização freiriana, utilizando como tema gerador “o consumismo efêmero e as artes plásticas do novo realismo” para conscientizar acerca do direito ao acesso à cultura, à produção cultural, à preservação ambiental e promover a aprendizagem de eletroquímica. A atividade foi organizada em cinco encontros, nos quais os alunos analisaram e interpretaram obras do novo realismo, produziram fotografias de acordo com o tema gerador, investigaram evidências de reação química de oxido-redução, analisaram o processo de geração de energia por uma pilha de Daniell, analisaram os resultados de experimentação de eletrólise e desenvolveram um produto artístico acerca do tema gerador. Os andamentos pedagógicos e recursos didático-pedagógicos preparados para cada encontro foram aplicados com duas turmas de 3ª série do ensino médio, de um colégio estadual e um colégio federal, no 2º semestre de 2019. A análise das aplicações mostrou que as estratégias aplicadas, os recursos utilizados e os andamentos pedagógicos confeccionados foram eficientes para promover a conscientização dos educandos sobre o direito ao acesso à cultura, o direito a conviver em um mundo saudável a partir da apropriação de conhecimentos eletroquímicos, previstos nos currículos escolares. Ao longo de todos os encontros, os educandos foram provocados a refletirem sobre as realidades opressoras apresentadas, essas reflexões necessitaram de ações investigativas que demandaram de conhecimentos químicos para formulação de um pensamento crítico. Ao final os estudantes comunicaram e denunciaram a necessidade de preservação do meio ambiente através de uma linguagem artística de produção autoral com o uso dos saberes químicos
[Texto sem Formatação]
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Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
MATA, Gustavo Luan Nunes da. Um diálogo entre as artes plásticas do novo realismo a eletroquímica e o direito humano de herdar um mundo saudável. 2021. 138 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química)-Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.Subject(s)
Educação em direitos humanosEnsino de química
Problematização
Eletroquímica e arte
Novo realismo
Eletroquímica e preservação ambiental
Ensino de química
Eletroquímica
Direitos humanos
Preservação ambiental
Human rights education
Chemistry teaching
Problematization
Electrochemistry and art
New realism
Electrochemistry and environmental preservation
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