UMA OUTRA EDUCAÇÃO É POSSÍVEL NAS PRISÕES? O CASO DA ASSOCIAÇÃO DE PROTEÇÃO E ASSISTÊNCIA AOS CONDENADOS (APAC)
Reeducação
Inclusão social
Reintegração social
Alternativas à prisão
Educação de adultos
Prisão
Criminologia
Sociologia jurídica
Education in prison
Re-education
Social inclusion
Social reintegration
Alternatives to prison
Grossi, Sergio | Posted on:
2020
Abstract
A presente pesquisa analisa a concepção pedagógica do modelo de política de restrição e
privação de liberdade implementado pela Associação de Proteção e Assistência aos Condenados
(APAC), que se autodenomina como educativo, buscando verificar se se trata de um novo modelo ou
de uma sofisticação do tradicional.
Para estudar esse modelo, que pretende reduzir a reincidência das mais de 40 mil pessoas que
passaram para menos de 20%, realizamos, portanto, uma pesquisa bibliográfica para conhecer o
modelo tradicional de prisão, focando, em particular, na situação do Brasil. Posteriormente,
estudamos o modelo APAC por meio dos textos que o descrevem e de uma revisão da literatura das
pesquisas no Brasil e na Itália. Finalmente, realizou-se uma observação participativa com método
etnográfico em duas das unidades do modelo, utilizando o diário de campo e entrevistas abertas e
semiestruturadas. Para analisar as práticas, comparamo-las com os discursos sobre o modelo e com o
modelo de prisão tradicional.
Foram, então, analisadas as potencialidades de um espaço diferente da prisão que apoia os
projetos educativos das pessoas privadas de liberdade, as fragilidades decorrentes do baixo
financiamento e também as limitações estruturais devido às limitadas oportunidades de trabalho
oferecidas às pessoas que retornam à liberdade. Dessa forma, embora seja possível outra educação
nas prisões, existe o risco de que haja uma eficácia limitada na facilitação do regresso à sociedade
dadas as limitações estruturais devido às limitadas oportunidades de trabalho oferecidas às pessoas
que regressam à liberdade
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Document type
TeseSource
GROSSI, Sergio. Uma outra educação é possível nas prisões? O caso da associação de proteção e assistência aos condenados (APAC). 2020. 271 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.Subject(s)
Educação na prisãoReeducação
Inclusão social
Reintegração social
Alternativas à prisão
Educação de adultos
Prisão
Criminologia
Sociologia jurídica
Education in prison
Re-education
Social inclusion
Social reintegration
Alternatives to prison
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