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Title: Plataforma de elevação adaptada para pessoas com mobilidade reduzida
Authors: Mota, Guilherme Pereira
Ribeiro, Matheus de Castro
metadata.dc.contributor.advisor: Domingues, Stella Maris Pires
metadata.dc.contributor.members: Pessolani, Raul Bernardo Vidal
Nunes, Luiz Carlos da Silva
Issue Date: 4-Oct-2016
Abstract: O trabalho consiste no dimensionamento de uma plataforma de elevação em um plano inclinado a ser utilizada, principalmente, por pessoas com mobilidade reduzida, visando, sobretudo, a melhoria na acessibilidade e mobilidade em locais urbanos com intenso trânsito de pessoas. A estrutura, os mecanismos e dispositivos de segurança da plataforma, assim como o ambiente de implementação, foram dimensionados de acordo com as normas vigentes NBR 15655 (plataformas de elevação motorizadas para pessoas com mobilidade reduzida), NBR 9050 (Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos), NBR 8400 (Calculo de Equipamento Para Levantamento e Movimentação de Carga). O dimensionamento foi realizado baseando-se sempre nos esforços críticos em cada elemento constituinte da plataforma. Esses esforços foram mensurados a partir da análise estática da estrutura, incluindo tensões de flexão, cisalhamento, tração e compressão. Por fim, foram realizadas simulações computacionais usando o método de elementos finitos com o software Abaqus CAE e os resultados obtidos foram confrontados com as soluções analíticas.
metadata.dc.description.abstractother: This project consists of the design of a lifting platform in an inclined plane to be used mainly by people with reduced mobility, therefore improving the accessibility and mobility in urban areas with heavy traffic of people. The environment, structure, mechanisms and security devices of the platform were sized according with the standards ABNT NBR 156555, NBR 9050 and NBR 8400. The design was based on the critical efforts in each platform element. These solicitations were measured from the static analysis of the structure based on the methods developed by Beer, including bending, shear and axial/compression stresses. Finally, computer simulations were made using numerical analysis by the finite element method (FEM) with software Abaqus/CAE and the results were compared to the analytical ones.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/2314
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