CUSTO DOS MEDICAMENTOS E EXAMES NA HOSPITALIZAÇÃO POR INSUFICIÊNCIA CARDÍACA EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO
Custo direto
Insuficiência cardíaca
Hospital Universitário
Custos Hospitalares
Insuficiência Cardíaca
Hospitais Universitários
Custos Diretos de Serviços
Hospital cost
Direct cost
Heart failure
University hospital
Silva, Marcia Regina Lima da | Posted on:
2020
Abstract
Introdução: A insuficiência cardíaca (IC) é a via final comum de várias doenças cardiológicas.Tem alta morbidade e mortalidade e se tornou um grave problema de saúde pública em todo mundo, sendo a 1ª causa de internação em idosos, responsável por um importante impacto nos custos da saúde. Objetivos: Estimar o custo da internação hospitalar por insuficiência cardíaca com o tratamento medicamentoso, testes diagnósticos de laboratório, imagem e métodos gráficos em um hospital universitário, em dois períodos de 12 meses, 2012 e 2018. Método: Estudo de caso, retrospectivo, sobre a utilização de recursos e sua valoração em internações por insuficiência cardíaca no Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP), nos anos de 2012 e 2018. Foi adotada uma análise do custo da doença com base na prevalência e com abordagem de bottom-up. A análise foi realizada a partir da perspectiva dos serviços públicos de saúde, estimando os custos atribuíveis às internações por IC pela observação dos
prontuários hospitalares. RESULTADOS: Foram retidas para análise 155 internações, 97 em 2012 e 58 em 2018. Os custos dos exames laboratoriais foram 8,12% em 2012 e 9,6% em 2018 do total ressarcido ao HUAP. Para medicamentos foram 7,2% e 6,3% respectivamente, semelhantes aos valores daliteratura. O ressarcido para o HUAP provavelmente seria inferior ao despendido, se considerássemos a “hotelaria”, o que não foi possível, uma vez que o hospital não tem centro de custos. A taxa de mortalidade dos pacientes com IC observada no HUAP foi inferior à de outros estudos e a adesão aos medicamentos recomendados por diretrizes para o tratamento da IC foi maior. A média de idade dos pacientes internados em 2018 foi maior que a de 2012, assim como a gravidade dos pacientes (maior percentual em unidades fechadas) e os custos foram inferiores, sem impacto na mortalidade. Conclusões: a mudança no perfil do HUAP adotada após 2012 impactou na proporção de internações realizadas no total de internações em Niterói, gerais e por IC, mas dado o aumento na complexidade, houve menor impacto na proporção dos custos. Os dados sugerem que houve melhora na eficácia e na eficiência do cuidado prestado no HUAP de 2018 e relação à 2012.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSource
SILVA, Marcia Regina Lima da. Custo dos medicamentos e exames na hospitalização por insuficiência cardíaca em um hospital universitário. 2020. 100 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.Subject(s)
Custo hospitalarCusto direto
Insuficiência cardíaca
Hospital Universitário
Custos Hospitalares
Insuficiência Cardíaca
Hospitais Universitários
Custos Diretos de Serviços
Hospital cost
Direct cost
Heart failure
University hospital
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: