POR UMA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO POLITÉCNICA: CONCEPÇÕES, EXPERIÊNCIA E PERSPECTIVAS
Trabalho como princípio educativo
Educação politécnica
Educação profissional
Estudo de caso
Trabalho
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto Politécnico da UFRJ (Cabo Frio, RJ)
Polytechnic
Polytechnic education
Work as educational principle,
Bemvindo, Vitor | Posted on:
2016
Abstract
A ideia de politecnia ou educação politécnica atualmente encontra-se ligada às concepções
contra-hegemônicas de educação, assumindo grande importância entre socialistas e
anarquistas. Esse conceito, no entanto, tem origem burguesa, e nasceu com as primeiras
escolas politécnicas francesas surgidas logo após a Revolução de 1789. Porém, ao longo da
história, o termo educação politécnica foi apropriado por diversos grupos, classes e frações
de classes sociais, assumindo sentidos político-pedagógicos distintos, de acordo com cada
um dos projetos societários defendidos por essas diferentes classes. Esta tese pretende fazer
uma análise histórica da (re)construção do conceito de politecnia ao longo do tempo,
observando suas nuances interpretativas nas suas diversas apropriações. Além disso, esta
tese pretende analisar algumas experiências que se apropriaram dessa concepção de
educação, em especial, na União Soviética e em Cuba. O trabalho pretende, ainda,
compreender como a ideia de educação politecnia foi introduzida nos debates sobre
educação no Brasil e refletir sobre as perspectivas para a construção de projetos
educacionais referenciados na politecnia para a realidade brasileira, a partir das
possibilidades oferecidas pelo ensino médio integrado à educação profissional. Por fim,
esta tese se dedicará ao estudo da experiência do Instituto Politécnico da Universidade
Federal do Rio de Janeiro em Cabo Frio, tentando compreender as contribuições desta
instituição para a construção de novas perspectivas para a educação da classe trabalhadora
no Brasil
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Document type
TeseSource
BEMVINDO, Vitor. Por uma história da Educação Politécnica: concepções, experiência e perspectivas. 2016. 294 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense. Niterói, 2016.Subject(s)
PolitecniaTrabalho como princípio educativo
Educação politécnica
Educação profissional
Estudo de caso
Trabalho
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto Politécnico da UFRJ (Cabo Frio, RJ)
Polytechnic
Polytechnic education
Work as educational principle,
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