Metadata
Show full item record
A UTILIZAÇÃO DO JOGO “EQUILIBRANDO O PH” COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DO EQUILÍBRIO QUÍMICO NO ENSINO MÉDIO
Jogo didático
Ensino de química
Experimentação
Ensino de química
Equilíbrio químico
Processo de ensino-aprendizagem
Recurso didático
Chemical equilibrium
Didactic game
Chemistry teaching
Experimentation
Costa, Juliana Pereira da | Posted on:
2021
Abstract
Com o passar dos anos, professores e pesquisadores da área da educação buscam por novas abordagens dentro de sala de aula, a fim de despertar ou aumentar o interesse e a atenção de seus alunos. Dentre as diferentes disciplinas compostas na grade curricular das escolas, destaca-se a química como uma das matérias em que os alunos se mostram mais desmotivados a estudar. Entre os obstáculos estão: demanda por conteúdos prévios advindos de outras disciplinas, matéria complexa, extensa e abordada de forma descontextualizada, excesso de fórmulas e conceitos a serem memorizados e, metodologia dos professores. Pensando nisso, foi criado o jogo didático “Equilibrando o pH” como ferramenta facilitadora no processo de ensino-aprendizagem do tema equilíbrio químico. A escolha desse tema sucedeu-se pela sua importância, recorrência em vestibulares e, nas vivências da autora – enquanto aluna e estagiária – ao observar as dificuldades que os discentes possuem em compreender o conteúdo. O jogo de tabuleiro criado é composto por cartas com perguntas que retomam os conceitos iniciais de equilíbrio químico, fatores que o alteram, constante de equilíbrio (K) e, os potenciais hidrogeniônico (pH) e hidroxiliônico (pOH). Ademais, preocupou-se em utilizar materiais de baixo custo para sua confecção, podendo assim servir de material de apoio para outros professores. A discussão dos resultados foi fundamentada a partir dos questionários respondidos por professores formados na área de química e, a partir disso, foi possível avaliar melhorias a serem conferidas ao jogo para posterior aplicação presencial nas instituições de ensino
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
COSTA, Juliana Pereira da. A utilização do jogo "equilibrando o ph" como ferramenta didática para o estudo do equilíbrio químico no ensino médio. 2021. 116 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química)-Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense,Niterói, 2021.Subject(s)
Equilíbrio químicoJogo didático
Ensino de química
Experimentação
Ensino de química
Equilíbrio químico
Processo de ensino-aprendizagem
Recurso didático
Chemical equilibrium
Didactic game
Chemistry teaching
Experimentation
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: