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PRÁTICA DELIBERADA EM CICLOS RÁPIDOS: CONSTRUÇÃO DE CENÁRIOS PARA PREPARO E ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS ENDOVENOSOS
Conduta de Tratamento Medicamentoso
Segurança do Paciente
Educação em Enfermagem
Treinamento por simulação
Segurança do paciente
Educação em enfermagem
Conduta do tratamento medicamentoso
Simulation training
Drug Treatment Conduct
Patient safety
Nursing Education
Fernandes, Ana Luiza Coelho | Posted on:
2021
Abstract
Introdução: A promoção de práticas seguras na administração de medicamentos por via
endovenosa representa uma das tarefas que requer preocupação da equipe de enfermagem.
Dentre as causas mais comuns do erro de medicação, encontram-se procedimentos e técnicas
realizados de forma inadequada e incorreta. Para garantir a segurança do paciente neste
aspecto, é importante que os profissionais sejam treinados e capacitados para realização do
procedimento. Diante desse contexto, surge uma nova estratégia de ensino chamada de Prática
Deliberada em Ciclos Rápidos (PDCR). A PDCR é o nome dado a uma metodologia
estratégica de simulação realística, onde um caso clínico é aplicado aos alunos e este é
simulado várias vezes até que a competência desejada seja atingida com maestria. São
construídos cenários com objetivos pré definidos em cada ciclo da prática deliberada, onde o
aluno deve completar cada ciclo sem erros. O estudo tem como objeto de pesquisa a
construção de cenários de simulação realística relacionados a administração segura de
medicamentos venosos através da PDCR. Objetivos: Construir dois cenários simulados para
treinamento de preparo e administração de medicamentos endovenosos utilizando a
metodologia de prática deliberada em ciclos rápidos. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa
metodológica aplicada de abordagem qualitativa e foi adotada por abordar o processo de
desenvolvimento e criação de um novo produto. Os cenários serão idealizados de acordo com
o International Nursing Association for Clinical Simulation and Learning (INACSL). Esse
documento visa normas de prática recomendada para a padronização do design de simulação.
Para o desenvolvimento de cada cenário, as seguintes etapas serão implementadas:
planejamento; objetivo; materiais; estrutura e formato da simulação; descrição do caso;
briefing e debriefing. Resultados: Foram construídos dois cenários de PDCR de acordo com
o guia INACSL. Os cenários contém objetivos primários, materiais necessários e
infraestrutura do cenário, participantes do cenário, briefing do participante e os guias para a
condução da PDCR. Os cenários abordam: leitura e interpretação da prescrição médica,
cálculo de medicação, diluição de medicação, administração em acesso periférico. Discussão:
A discussão foi categorizada em: teorizando a prática deliberada em ciclos rápidos;
medicação sem danos no contexto da enfermagem; simulação da prática deliberada em ciclos
rápidos como meio de uma prática de medicamentos endovenosos segura. Conclusão: As
metodologias de ensino e aprendizagem tradicionais e simuladas são efetivas e eficazes. No
que se diz respeito a PDCR, esse método de treinamento traz vantagens importantes em
relação à simulação tradicional, expondo constantemente todos os participantes ao cenário de
simulação, com repetição de tarefas até a maestria na aquisição das competências desejadas,
criando um ambiente seguro que utiliza o erro como ferramenta de aprendizagem
[Texto sem Formatação]
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Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
Fernandes, Ana Luiza Coelho. Prática deliberada em ciclos rápidos: construção de cenários para preparo e administração de medicamentos endovenosos. 2021. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)-Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, 2021.Subject(s)
Treinamento por simulaçãoConduta de Tratamento Medicamentoso
Segurança do Paciente
Educação em Enfermagem
Treinamento por simulação
Segurança do paciente
Educação em enfermagem
Conduta do tratamento medicamentoso
Simulation training
Drug Treatment Conduct
Patient safety
Nursing Education
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