Metadata
Show full item record
ANÁLISE POLÍTICA AFIRMATIVA DE COTAS RACIAIS E A PERMANÊNCIA DISCENTE: UM ESTUDO DE CASO DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Cotas raciais
Politicas de permanência
Universidade Federal Fluminense
Affirmative actions
Racial quotas
Stay policy
Soares, Nathalia Delgado Turbay | Posted on:
2020
Abstract
O presente artigo analisou a política afirmativa de cotas raciais na Universidade Federal Fluminense – UFF- Volta Redonda, campus Aterrado e sua relação com a política de permanência discente. Para isso, são enfatizados os problemas socioeconômicos que a população afrodescendente enfrenta desde a abolição da escravidão, abordando as assimetrias econômicas e sociais presentes entre brancos e negros. Além disso, a pesquisa traz a importância da presença das políticas de permanência presentes na instituição, pois para além de serem garantidos a isonomia do acesso ao ensino superior, são necessárias condições para manutenção deste estudante até o estágio final de formação. Sendo assim, é valido ressaltar que a política de cotas só é efetiva quando ela está conjugada a uma política que permita com que os alunos consigam se manter estudando, independente da sua raça ou classe econômica. A pesquisa é classificada como sendo aplicada, pois tem como objetivo aproximar o leitor das questões abordadas por esse tema; utilizando a pesquisa exploratória, pois além das pesquisas bibliográficas, e documentais, houve uma pesquisa empírica de coleta de informações através de entrevistas semiestruturadas, com o intuito de entender como é o processo de distribuição das bolsas de permanência e qual é a sua relação com os alunos cotistas. Pode-se observar que a Universidade Federal Fluminense possui estratégias que minimizam as desigualdades existentes dentro do ambiente acadêmico, através da oferta de bolsas/ auxílios financeiros para subsidiar os gastos com moradia, alimentação transporte, entre outras iniciativas que permitem com que o aluno permaneça no ensino superior. Dessa forma, o ponto central que essa pesquisa apresenta é que, existe uma relação direta entre a entrada de alunos em situação de vulnerabilidade e a necessidade de permanência dos mesmos, sendo, portanto, essencial para a efetiva política de cotas a presença de políticas que garantam da permanência desses alunos.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
SOARES, Nathalia Delgado Turbay. Análise política afirmativa de cotas raciais e a permanência discente: um estudo de caso da Universidade Federal Fluminense. 2020. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2020.Subject(s)
Ações afirmativasCotas raciais
Politicas de permanência
Universidade Federal Fluminense
Affirmative actions
Racial quotas
Stay policy
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: