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TARIFA COMERCIAL ZERO EM VOLTA REDONDA: A MOBILIDADE URBANA E A INTERLIGAÇÃO DOS CENTROS COMERCIAIS ATRAVÉS DO ÔNIBUS ELÉTRICO
Ônibus elétrico
Inovação no sistema de trasporte
Transporte urbano
Volta Redonda (RJ)
Electric bus
Innovation in the transport system
Carvalho, Rodrigo Pires da Luz de | Posted on:
2020
Abstract
No final do século XVIII Jaques Rousseau já defendia o direito de ir e vir. Para o filósofo, “todos os homens nascem livres e a liberdade faz parte da natureza do homem e dos direitos inalienáveis do homem seriam a garantia equilibrada da igualdade e da liberdade”. Desde que foi citado na primeira Constituição Brasileira, o direito de locomoção vem sendo resinificado a cada nova Carta Magna, ou seja, as Constituições Brasileiras sempre tiveram o direito de locomoção a elas ligado, porém com poucas alterações. Por exemplo, a Constituição Brasileira de 1824 assim dizia que "em tempos de paz, qualquer pessoa poderia entrar em território nacional ou dele sair, com suas fortunas e bens, quando lhe convier, independentemente de passaporte". Já a Constituição de 1934, garantia o direito de ir e vir somente aos cidadãos brasileiros, enquanto aos estrangeiros exigia-se o uso de passaportes. Por fim, a Constituição Federal Brasileira de 1988, a vigente no presente momento, trouxe o artigo 5º inciso XV, que garantiu o direito de ir e vir a todos de forma igualitária, sem distinção entre nascidos no país ou não. É através do direito fundamental de ir e vir presente na Constituição de 1988 que a atual pesquisa apresenta o Projeto Tarifa Comercial Zero, que oferece transporte aos cidadãos de Volta Redonda de forma gratuita, isto é, não cobrando tarifa para a sua utilização o que facilita a locomoção dentro da cidade. Ainda, o serviço é feito através de ônibus movidos 100% por motores elétricos, o que vêm se destacando devida às vantagens relacionadas à sustentabilidade e adaptabilidade às infraestruturas existentes, mesmo com os valores de investimento na sua compra sendo mais elevados que os ônibus convencionais. Assim, a presente pesquisa tem por finalidade analisar a mobilidade urbana como serviço essencial que interliga centros comerciais e faz com que moradores possam ter acesso a eles, visando apoio, incentivo e uso dos serviços disponibilizados em tais localidades. A apresentação do projeto, caracterização do ônibus e valores também foram mencionados na pesquisa a título de conhecimento. Ainda, o estudo foi baseado na caracterização da mobilidade urbana e os tipos de transportes elétricos, na própria história da cidade e da legislação pertinente ao assunto, como o Estatuto das Cidades, Plano Diretor Municipal, Plano Plurianual, Decreto nº 15.240 e Lei Municipal nº 5.367. São 2 anos de Tarifa Comercial Zero e conforme o portal da prefeitura da cidade cerca de 3,6 mil pessoas utilizam o transporte por dia, o que faz acreditar que o projeto atingiu seu objetivo, não só em integrar centros comerciais, mas em oferecer um transporte público de qualidade, sem o pagamento de tarifa/passagem para o seu uso. Assim, com tal inovação em transporte público, o cidadão volta-redondense poderá se deslocar entre os centros urbanos, conhecer espaços públicos e privados, ter acesso ao comércio e a todos os serviços localizados nas regiões de acesso do Tarifa Comercial Zero.
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Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
CARVALHO, Rodrigo Pires da Luz de. Tarifa comercial zero em Volta Redonda: a mobilidade urbana e a interligação dos centros comerciais através do ônibus elétrico. 2020. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2020.Subject(s)
Tarifa comercial zeroÔnibus elétrico
Inovação no sistema de trasporte
Transporte urbano
Volta Redonda (RJ)
Electric bus
Innovation in the transport system
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