Metadata
Show full item record
PATRIMONIALISMO, CLIENTELISMO E ASSOCIAÇÕES COMUNITÁRIAS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE OS EXPEDIENTES DAS ASSOCIAÇÕES COMUNITÁRIAS EM BARRA MANSA, RIO DE JANEIRO
Clientelismo
Personalismo
Associações comunitárias
Comunidade
Política pública
Ramos, Wagner Teixeira | Posted on:
2019
Abstract
O artigo tem como objetivo saber como as relações clientelistas, patrimonialistas e personalistas podem influenciar nas funções das associações de moradores? o estudo apresenta a conceituação desses termos e um estudo de caso sobre os expedientes das associações comunitárias no município de barra mansa, rio de janeiro. a metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, através de um estudo de caso. o texto está dividido em quatro seções, a primeira seção traz a fundamentação teórica, a segunda a metodologia empregada, a terceira aspectos e discussões, a última seção as considerações finais. para tanto, foram realizadas 3 entrevistas com lideranças comunitárias, e também a presença em reuniões com duas comunidades, e com isso, foi possível compreender um pouco da dinâmica de como o poder público se relaciona com essas associações comunitárias, assim, conclui-se que o tratamento seletivo do poder público na relação com as associações comunitárias, provoca desmobilização e o seu esvaziamento.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
RAMOS, Wagner Teixeira. Patrimonialismo, clientelismo e associações comunitárias: um estudo de caso sobre os expedientes das associações comunitárias em Barra Mansa, Rio de Janeiro. 2019. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2019.Subject(s)
PatrimonialismoClientelismo
Personalismo
Associações comunitárias
Comunidade
Política pública
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: