O TRABALHO DA/O ASSISTENTE SOCIAL NA IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA DE COTAS SOCIAIS NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO RIO DE JANEIRO
Universidade
Cotas sociais
Trabalho do assistente social
Política educacional
Assistência social pública
Política Pública
Assistencialismo
Assistente social
Universidade Pública Federal
Rio de Janeiro
Education's policy
University
Social quotas
Social worker‟s labor
Mezadri, Michely | Posted on:
2020
Abstract
A presente pesquisa objetivou analisar o trabalho das/os Assistentes Sociais na implementação da política de cotas sociais nas universidades federais do Rio de Janeiro. Apresenta como metodologia a revisão bibliográfica, levantamento de dados acerca da política de educação e análise documental dos editais de reserva de vagas das universidades pesquisadas. Explicita a análise acerca da constituição das universidades no Brasil, a implementação da política de cotas nas universidades federais por meio da Lei 12.711/2012, com destaque para o trabalho do assistente social nas universidades, em especial a atividade de avaliação do critério de renda aos candidatos optantes pelas cotas sociais, aqueles com renda bruta familiar per capita inferior ou igual até 1,5 salários mínimos. Evidenciamos que a universidade brasileira desenvolveu-se refletindo as características da sociedade, gerando um modelo de educação superior hierarquizada que privilegiou o atendimento das classes dominantes apartando largas parcelas da população de seu acesso. A luta por ações afirmativas, dentre elas as cotas para universidade, busca corrigir as desigualdades sociais e raciais estruturais da formação social brasileira, esta luta ganha força com a promulgação da Lei federal de Cotas. Como resultados identificamos que o modelo adotado para a política, reflete o racismo institucional brasileiro ao secundarizar as cotas raciais, condicionando-as a origem escolar. O assistente social ao desenvolver a verificação da análise de renda, tem sua competência profissional, de realização de estudo socioeconômico, reduzida a análise de renda para verificação do requisito de acesso à universidade, sofrendo os rebatimentos deste processo no seu trabalho. Assim, se por um lado, as cotas sociais são um importante avanço no sentido de ampliar o acesso da população a universidades, as condições pelas quais a política tem sido implementada revelam como a burocracia e a precarização operam um mecanismo de exclusão.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSource
MEZADRI, Michely. O trabalho da/o assistente social na implementação da política de cotas sociais nas Universidades Federais do Rio de Janeiro. 154 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social e Desenvolvimento Regional)- Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.Subject(s)
Política de educaçãoUniversidade
Cotas sociais
Trabalho do assistente social
Política educacional
Assistência social pública
Política Pública
Assistencialismo
Assistente social
Universidade Pública Federal
Rio de Janeiro
Education's policy
University
Social quotas
Social worker‟s labor
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: