xmlui.metadata.dc.contributor.advisor | Gama, Antonio Lopes | |
xmlui.metadata.dc.contributor.author | Nascimento, Bruno Leite | |
xmlui.metadata.dc.date.accessioned | 2021-09-20T12:13:16Z | |
xmlui.metadata.dc.date.available | 2021-09-20T12:13:16Z | |
xmlui.metadata.dc.date.issued | 2021 | |
xmlui.metadata.dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Bruno Leite. Análise de fadiga em suspensão de um veículo Fórmula SAE. 2021. 100f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica)-Universidade Federal Fluminense, Escola de Engenharia, Niterói, 2021 | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.identifier.uri | https://app.uff.br/riuff/handle/1/23255 | |
xmlui.metadata.dc.description.abstract | Este trabalho buscou estudar a implementação de metodologias de simulação dinâmica e análise de elementos finitos para avaliar a fadiga dos componentes da suspensão de um veículo de fórmula SAE. No contexto da Fórmula SAE, há pouco tempo para testagem e os veículos estão sob um intenso regime de solicitação durante as provas, então, métodos computacionais são essenciais para verificar a integridade do projeto contra falhas cíclicas. Utilizou-se softwares comerciais de simulação veicular e elementos finitos para determinar o regime de solicitação e avaliar a vida dos componentes. Por fim, pode-se propor melhorias para a projeto da suspensão do veículo | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.rights | Open Access | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
xmlui.metadata.dc.title | Análise de fadiga em suspensão de um veículo Fórmula SAE | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.type | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Suspensão | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Fórmula SAE | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Elementos finitos | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.contributor.members | Pardal, Juan Manuel | |
xmlui.metadata.dc.contributor.members | Bernadá, Gabriel Mario Guerra | |
xmlui.metadata.dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Fadiga (Engenharia) | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Simulação por computador | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Suspensão de automóvel | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | Suspension | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | Formula SAE | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | Finite element analysis | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.description.abstractother | This work aimed to study the implementation of methodologies of dynamic simulation and finite element analysis to evaluate the fatigue life of the suspension components of a formula SAE vehicle. In the context of Formula SAE, there is little time for testing and the vehicles are under intense stresses states during the events, therefore, the usage of computational methods is essential to ensure the integrity of the design against cyclic failures. Commercial software’s of vehicle simulation and finite element analysis were used to determinate the solicitation regime and evaluate the life of the components. At last, it was possible to propose improvements to the suspension design of the vehicle | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.grantor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.department | Escola de Engenharia | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.date | 2021 | |
xmlui.metadata.dc.degree.local | Niterói, RJ | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.curso | Engenharia Mecânica | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.rights.license | CC-BY-SA | pt_BR |
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