EDUCAÇÃO PERMANENTE NO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – SUAS: CONTRADIÇÕES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS A SUA IMPLEMENTAÇÃO
Educação permanente
Trabalho no SUAS
Assistência social
Política pública
Educação permanente
Public social work politics
Education permanent
Work in SUAS
Lopes, Fabiola Moreira | Postado em:
2018
Resumo
A dissertação apresentada objetivou realizar uma pesquisa bibliográfica sobre os
trabalhos acadêmicos que analisam experiências em torno da educação permanente para os
trabalhadores inseridos na área da assistência social. Em um primeiro momento, com base em
estudo bibliográfico, realizamos uma breve contextualização de como se estabeleceu o
sistema de Seguridade Social brasileiro, com foco na política de assistência social constituída
em um país de formação capitalista dependente. Discorremos então sobre a importância da
intervenção do Estado capitalista por meio de ações, programas e projetos governamentais,
apontando a dialética que compõe as políticas sociais brasileiras associadas a um contexto
mais amplo de produção e reprodução capitalista. Buscamos apontar, ainda, aspectos da
interface entre trabalho e assistência social, a fim de compreender a relação desta política com
a dinâmica da reprodução de vida das camadas mais empobrecidas da classe trabalhadora. Por
fim, em um terceiro momento, realizamos pesquisa bibliográfica dos trabalhos acadêmicos
(tese, dissertações e trabalhos apresentados em eventos) que relatam experiências de educação
permanente no Sistema Único da Assistência Social - SUAS. Como resultados, chegamos ao
levantamento e análise de 12 trabalhos, dentre teses, dissertações e trabalhos apresentados em
eventos, constatando ainda a necessidade de acompanhamento e balanços locais, regionais e
nacional sobre a implementação da Política Nacional de Educação Permanente do SUAS -
PNEP/SUAS. Como conclusões parciais do presente estudo, indicamos, frente às experiências
relatadas, a necessidade de defendermos a educação permanente como uma estratégia que
pode vir a proporcionar melhorias na qualidade dos serviços prestados à população usuária,
sem considerá-la como uma panaceia para a melhoria do SUAS, bem como, a necessidade de
alocação de recursos públicos para a efetivação do SUAS em sua plenitude.
[Texto sem Formatação]
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Tipo de documento
DissertaçãoFonte
LOPES, Fabiola Moreira. Educação Permanente no Sistema Único de Assistência Social – SUAS: contradições, desafios e perspectivas a sua implementação. 2018. 153f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social)-Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.Assunto(s)
Política pública de assistência socialEducação permanente
Trabalho no SUAS
Assistência social
Política pública
Educação permanente
Public social work politics
Education permanent
Work in SUAS
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