UMA METODOLOGIA PARA ANÁLISE DE PERSONAS BASEADA EM CLUSTERIZAÇÃO
Persona
Marketing de dados
Analytics
Campanha
Conversão
Métodos particionais
Análise de agrupamento
Marketing digital
Engenharia de telecomunicação
Clustering
Data marketing
Campaign
Conversion
Partitional methods
Vieira, Caio Augusto Rodrigues Alves | Posted on:
2021
Abstract
O crescimento do mundo digital, principalmente devido às redes sociais, fez com que a publicidade alcançasse um número maior de pessoas em seus anúncios. Dessa forma, as empresas passaram a adotar uma estratégia de marketing generalista ineficaz que consome a verba publicitária com públicos para os quais a estratégia não faz sentido. Dessa forma, o investimento realizado é desperdiçado porque a estratégia tem um baixo potencial de retorno para o negócio. Assim, este trabalho tem como objetivo construir uma ferramenta capaz de automatizar a caracterização de persona, tornando possível identificar que uma empresa possui um público que pode ser dividido em diferentes personas e cada persona precisa ser trabalhada com estratégias de marketing diferenciadas. Para alcançar esse objetivo, este trabalho propõe a construção de uma metodologia baseada em um algoritmo que seja capaz de identificar as diferentes personas existentes em um negócio, e assim construir estratégias de marketing personalizadas para cada uma delas. A metodologia utiliza o algoritmo K-Médias (K-Means) para separar as personas. A metodologia é aplicada a um conjunto de dados disponível publicamente. Os resultados mostram ser possível a separação das personas. Para o conjunto de dados utilizado são obtidas 5 personas com características que permitem diferenciá-las, permitindo propor uma estratégia de marketing especifica para cada uma delas
[Texto sem Formatação]
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Document type
Trabalho de conclusão de cursoPublisher
Universidade Federal Fluminense
Source
VIEIRA, Caio Augusto Rodrigues Alves. Uma metodologia para análise de personas baseada em clusterização. 2021. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Telecomunicações) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.Subject(s)
ClusterizaçãoPersona
Marketing de dados
Analytics
Campanha
Conversão
Métodos particionais
Análise de agrupamento
Marketing digital
Engenharia de telecomunicação
Clustering
Data marketing
Campaign
Conversion
Partitional methods
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