DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE PLATAFORMA COM CONTROLE DE VIBRAÇÃO PARA ENSAIOS DE ESCOAMENTOS BIFÁSICOS
Perda de carga
Vibração forçada
Perda de pressão
Escoamento bifásico
Vibração mecânica
Engenharia mecânica
Two-phase flow
Pressure loss
Vibration
Abstract
Este projeto foi desenvolvido com a finalidade de avaliar experimentalmente
metodologias empíricas apresentadas ao longo do curso de graduação, envolvendo conceitos de
áreas como vibração, termociências e mecânica dos fluidos. Este trabalho de conclusão de curso
foi idealizado a partir da construção e desenvolvimento de uma plataforma, na qual é aplicada
uma vibração externa forçada a um escoamento horizontal bifásico ar-água interno a uma
tubulação com diâmetro interno de 6,6 mm e 10,0 mm. A construção da plataforma possui peças
usinadas nos laboratórios da Universidade Federal Fluminense e perfis estruturais e
equipamentos comerciais adquiridos para exercer a função desejada no projeto. Para a validação
da metodologia utilizada, foram realizados experimentos utilizando escoamento monofásico
mediante comparação de resultados experimentais e estimativas teóricas. Após a verificação da
metodologia, foram realizados experimentos com escoamentos bifásicos de água e ar, no qual
definiu-se previamente um modelo teórico de referência para verificação da perda de pressão,
exposta a diferentes frequências de vibração forçada ou em sua ausência, e também variando
as vazões das fases, o que implica na variação das velocidades superficiais das fases, para o
tubo com diâmetro interno 6,6 mm na faixa entre 0,14 m/s e 0,18 m/s para a velocidade
superficial da fase líquida e entre 0,02 m/s a 0,33 m/s, para a velocidade superficial da fase
gasosa, já para o tubo com diâmetro interno 10,0 mm, a variação foi na faixa entre 0,05 m/s e
0,35 m/s para a velocidade superficial da fase líquida e entre 0,04 m/s a 0,45 m/s para a
velocidade superficial da fase gasosa. Baseando-se no conceito de fração de vazio segundo o
modelo homogêneo. Os resultados apresentados apontam para uma tendência de coalescência
das bolhas de ar com o aumento da frequência, acarretando em alguns casos a transição do
padrão de escoamento. Por outro lado, os resultados das perdas de pressão se distanciaram em
alguns pontos de análise do resultado previsto por Lockhart e Martinelli devido à influência de
erros tanto de projeto quanto de equipamentos, bem como em eventual distinção das condições
operacionais deste estudo e dos utilizados no desenvolvimento do modelo. Por fim, vale
destacar a validação da metodologia e possível aplicação em futuros projetos, assim como a
verificação do impacto da vibração no padrão de escoamento. Portanto há a oportunidade de
melhorar os erros destacados no projeto e assim obter resultados mais satisfatórios para a perda
de pressão e aprofundamento dos reais efeitos da alteração do padrão de escoamento
[Texto sem Formatação]
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Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
ANANIAS, Ighor Oliveira; CORRÊA, Igor Guedes. Desenvolvimento e avaliação de plataforma com controle de vibração para ensaios de escoamentos bifásicos. 2021. 78f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica)-Escola de Engenharia, Universidade Federal Fluminense, 2021.Subject(s)
Escoamento bifásicoPerda de carga
Vibração forçada
Perda de pressão
Escoamento bifásico
Vibração mecânica
Engenharia mecânica
Two-phase flow
Pressure loss
Vibration
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