AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID DE FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO PERÍODO DE 2009 A 2018
Prática docente
PIBID
Software CHIC
Ensino
Teacher training
Teaching practice
PIBID
Software CHIC
Silva, Camilla de Carvalho Zacarias da | Publicado en:
2019
Resumen
A pesquisa aqui descrita busca compreender as contribuições do subprojeto de Física do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal Fluminense na formação inicial de professores no período de 2010 a 2018 analisando a
implementação do programa nos cursos de licenciatura em Física da universidade, nos municípios de Niterói e Santo Antônio de Pádua. Para este fim, realizou-se uma pesquisa em documentos e relatórios do programa, assim como uma revisão literária sobre o PIBID e a
educação. Em seguida, utilizamos um questionário como fonte de dados, composto por 20 questões objetivas e 8 questões discursivas que auxiliaram na busca por responder as questões que impulsionaram a presente pesquisa: (i) quais aspectos, conceitos e características pedagógicas necessárias ao processo de formação inicial de professores podem ser observados na implementação dos subprojetos do PIBID de Física da Universidade Federal Fluminense
em Niterói e Santo Antônio de Pádua no período de 2010 a 2018? (ii)quais os possíveis impactos e contribuições dos subprojetos do PIBID de Física da Universidade Federal Fluminense gerou na formação inicial de professores no período de 2010 a 2018 em Niterói e Santo Antônio de Pádua? Respondido por 27 ex-bolsistas do subprojeto de Física do PIBID da UFF. Também realizamos uma pesquisa com 3 coordenadores de área responsáveis pelos
subprojetos para que pudéssemos compreender quais eram seus pontos de vista em relação ao programa. A análise dos dados qualitativos adquiridos no questionário foi realizada com o
suporte do software CHIC (Classificação Hierárquica, Implicativa e Coesitiva) que possibilitou analisar as respostas dos participantes da pesquisa utilizando análise de similaridade. Uma das características do PIBID consiste em inserir o estudante de licenciatura no convívio das escolas de educação básica, possibilitando o desenvolvimento de sua práxis através da relação entre teoria e prática da profissão do magistério, em contrapartida, o programa atua em prol da educação, ao passo que pode contribuir para capacitação dos profissionais em exercício nas escolas através da convivência com os licenciandos e com os trabalhos realizados, construindo uma parceria importante entre a universidade e escola básica. A análise das respostas obtidas através do questionário aplicado aos ex-bolsistas e as perguntas feitas aos coordenadores de área apontaram para a prática da busca por materiais de baixo custo para as aulas da disciplina de Física, assim como sua produção e aplicação em sala de aula. Os resultados obtidos nessa pesquisa mostram que quando as ações propostas
pelo PIBID são colocadas em prática efetivamente podem gerar contribuições efetivas na formação dos seus bolsistas, dando subsídio para que sejam capazes de realizar suas ações e se desenvolverem como profissionais reflexivos
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
DissertaçãoSujeta/Sujeto(s)
Formação de professoresPrática docente
PIBID
Software CHIC
Ensino
Teacher training
Teaching practice
PIBID
Software CHIC
Término de licencia
CC-BY-SAEl ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: