SABERES, FAZERES, REFLEXÕES CRÍTICAS E COMPLEXIDADES: UM PANORAMA SOBRE ENSINO E PRODUTIVIDADE EM MATÉRIA DE BIOÉTICA EM NÍVEL STRICTO SENSU NO BRASIL (2014-2018)
Ciência
Autonomia
Ensino transcientífico
Produção stricto sensu
Ensino
Bioethics
Science
Autonomy
Trans-scientific teaching
Stricto sensu production
Rodrigues, Kamila Aparecida Iwanami | Posted on:
2019
Abstract
A presente dissertação teve por finalidade precípua formar um panorama sobre o ensino e a produtividade acadêmica sobre o tema bioética no nível de pós graduação stricto sensu no Brasil entre os anos de 2014 a 2018. Para o desenvolvimento da pesquisa, foram utilizadas as metodologias da pesquisa bibliográfica e documental, além da técnica do estado do conhecimento, onde se apurou junto à produtividade acadêmica registrada no Banco de Teses e Dissertações da CAPES o quantitativo de teses e dissertações nos níveis de mestrado acadêmico e de doutorado. Antes dessa árdua tarefa, como fruto da leitura e interpretação críticas das obras consultadas, foi possível aventar e sustentar uma teoria que diverge do paradigma teórico dominante que considera a bioética como disciplina inter e transdisciplinar. Após a análise em profundidade de textos e documentos sobre a bioética tida como uma ciência,
permitiu-se formar uma opinião nesse sentido. E mais, foram identificados elementos caracterizadores e distintivos de uma autonomia da bioética, aptos a sustentá-la como ciência. Buscou-se então cumprir o objetivo principal de emancipar a tradicional e vigente concepção da bioética como mera disciplina, para considerá-la como ciência. O primeiro objetivo específico foi defender a
autonomia da bioética enquanto ciência, por meio de argumentos de autoridade e justificações plenamente admissíveis. O segundo objetivo específico foi sustentar a trasncientificidade da bioética, o que deveria orientar seu ensino nesse sentido. O resultado foi no sentido de terem sido ofertados argumentos aptos a impulsionar um questionamento crítico da vigente posição teórica que enclausura a bioética no campo puramente disciplinar
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSubject(s)
BioéticaCiência
Autonomia
Ensino transcientífico
Produção stricto sensu
Ensino
Bioethics
Science
Autonomy
Trans-scientific teaching
Stricto sensu production
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: