RELATOS DE UM EDUCADOR AUDIOVISUAL: REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS NO PERÍODO DE PANDEMIA 2020-2021
Ensino aprendizagem
Educação remota
Aprendizagem
Ensino público
Tecnologia da informação
Pandemia
Teaching practice
Teaching learning
Remote education
Santana, Fabio Tadeu de Macedo | Posted on:
2021
Abstract
Diante da pandemia de covid-19, o mundo foi submetido de maneira abrupta a novas formas de sociabilidade. O fechamento das escolas e a interrupção do processo de ensino aprendizagem aprofundou as desigualdades e ceifou a esperança de milhões de crianças e jovens da educação básica em escolas públicas de todo país. Por esse motivo, o presente trabalho discute a prática docente no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira - CAp-UERJ, analisando o processo e a cronologia da mediação tecnológica e implantação do Período Acadêmico Emergencial - PAE I e II no Instituto Fernando Rodrigues da Silveira – CAp-UERJ, observando as deliberações dos Atos Executivos de Decisão Administrativos - AEDA da Universidade do Estado do Rio de Janeiro diante do desenrolar da pandemia. A mediação tecnológica foi um espaço laboratório importante de familiarização com as plataformas digitais de atendimento à educação remota (PIMENTEL e CARVALHO, 2020), seguindo com a análise das ferramentas digitais utilizadas no atendimento aos estudantes da educação básica. A questão central do trabalho está associada à análise sistemática das entrevistas concedidas por treze professores da instituição, onde observamos os depoimentos dos docentes, suas estratégias, angústias, alegrias e a potência do fazer docente na reafirmação de uma educação pública de qualidade como elemento de transformação da sociedade.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoPublisher
Universidade Federal Fluminense
Source
SANTANA, Fabio Tadeu de Macedo. Relatos de um educador audiovisual: reflexões sobre as práticas educacionais no período de pandemia 2020-2021. 2021. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual)-Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2021.Subject(s)
Prática docenteEnsino aprendizagem
Educação remota
Aprendizagem
Ensino público
Tecnologia da informação
Pandemia
Teaching practice
Teaching learning
Remote education
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: