HERANÇAS DA NOUVELLE VAGUE NO CINEMA-INDÚSTRIA: O TOQUE AUTORAL EM OBRAS COMERCIAIS - CÃES DE ALUGUEL DE QUENTIN TARANTINO E OUTROS CASOS
Cinema autoral
Cinema comercial
Indústria Cinematográfica
Quentin Tarantino
Cães de Aluguel
Cinema
Cinematografia
French new wave
Authorial cinema
Commercial cinema
Film industry
Quentin Tarantino
Reservoir Dogs
Franco, Everton de Araujo | Posted on:
2021
Abstract
O objetivo desta monografia acadêmica é investigar possíveis relações diretas e indiretas entre os pilares da Nouvelle Vague francesa, com seu manifesto a favor do cinema de autor, e o cinema comercial hollywoodiano, no qual o caráter e liberdade autorais são muitas vezes refém da vontade das grandes produtoras. Isso vem mudando nos últimos anos? Por que? Para isso, iremos ao dependuro de alguns exemplos de penetração autoral na indústria do cinema estadunidense, principalmente da primeira obra de Quentin Tarantino e, a partir disso, tentaremos estabelecer as conexões com o cinema novo francês, observando também suas heranças estéticas e de produção que estão até hoje presentes em diversas obras, mas, talvez, sem o devido reconhecimento.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoPublisher
Universidade Federal Fluminense
Source
Franco, Everton de Araujo. Heranças da nouvelle vague no cinema-indústria: o toque autoral em obras comerciais - Cães de Aluguel de Quentin Tarantino e outros casos. 2021. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual)-Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2021.Subject(s)
Nouvelle vague francesaCinema autoral
Cinema comercial
Indústria Cinematográfica
Quentin Tarantino
Cães de Aluguel
Cinema
Cinematografia
French new wave
Authorial cinema
Commercial cinema
Film industry
Quentin Tarantino
Reservoir Dogs
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: