Metadata
Show full item record
CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE REGISTROS DE EVENTOS DE FALHAS EM BLOWOUT PREVENTERS POR MEIO DA ANÁLISE DE SEMÂNTICA LATENTE
Óleo & gás
Perfuração
Mineração de texto
Análise Semântica Latente
Manutenção
Confiabilidade
BOP
Falha
LSA
Python
Perfuração Offshore
Análise de falha
Blowout preventer
BOP Oil & gas
Drilling
Failures
Maintenance
Reliability
Text mining
Latent semantic analysis
LSA
Python
Aguiar, Gustavo Jorge Martins de | Posted on:
2020
Abstract
Este trabalho consiste na construção de conhecimento a partir de informações extraídas por meio da abordagem de Análise Semântica Latente (LSA) em dados não estruturados numa base de registros de eventos de falhas em blowout preventers (BOP). O banco de dados utilizado é o RAPID-S53, construído e coordenado pela International Association of Drilling Contractors (IADC), que contempla o registro do histórico de desvios de funções de equipamentos e interrupções das operações de perfuração associado ao sistema BOP. O total de 1396 registros de falhas, correspondentes ao período de janeiro de 2012 a novembro de 2018, oriundos de 26 companhias que fazem parte da indústria de óleo e gás foram coletados do banco de dados e utilizados na pesquisa. Utilizando a abordagem LSA buscou-se identificar diferentes “cenários de falha”, que são interpretações dos conceitos gerados que tentam relacionar componentes, métodos de detecção, condição de detecção, falhas e ações corretivas, para os componentes anular, gavetas cisalhantes, compensated chamber solenoid valve (CCSV) e reguladora. Os resultados preliminares evidenciaram a complexidade do equipamento BOP. Os resultados finais mostram que existem diferenças fundamentais nos cenários de falhas em relação aos componentes e subcomponentes afetados por determinados tipos falhas, em relação a condição do equipamento (se o BOP está em superfície ou em operação) e aos métodos de detecção. Os resultados ressaltam que as principais falhas do BOP estão associadas a vazamentos nos componentes e subcomponentes estudados e que os métodos de detecção das falhas são, em grande maioria, inspeções, observações, testes de pressão ou testes funcionais realizados com o BOP em superfície. Conclui-se que as interpretações dos conceitos gerados podem auxíliar à tomada de decisão, no ambito da indústria e também de pesquisas realizadas pela academia.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoPublisher
Universidade Federal Fluminense
Source
AGUIAR, Gustavo Jorge Martins de. Construção de conhecimento sobre registros de eventos de falhas em blowout preventers por meio da análise de semântica latente. 2020. 191 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia de Produção, Instituto de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal Fluminense, Rio das Ostras, 2020.Subject(s)
Blowout preventerÓleo & gás
Perfuração
Mineração de texto
Análise Semântica Latente
Manutenção
Confiabilidade
BOP
Falha
LSA
Python
Perfuração Offshore
Análise de falha
Blowout preventer
BOP Oil & gas
Drilling
Failures
Maintenance
Reliability
Text mining
Latent semantic analysis
LSA
Python
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: