A LEI 10.639/2003 NO COTIDIANO ESCOLAR: UM OLHAR SOBRE UMA ESCOLA DE CURSO NORMAL DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE ITAPERUNA
Práticas pedagógicas
Negro
Formação de professores
Ensino
Law 10.639/03
Pedagogical practices
Black
Teacher education
Faria, Isabel Azeredo Uchôa | Posted on:
2019
Abstract
A história brasileira foi marcada pelas políticas de exploração, tendo na escravidão o modelo mercantilista de aculturação de massa, com africanos escravizados submetidos a tentativa de anulação de sua memória cultural e moldados as formas de vida eurocêntricas, nas quais a sociedade brasileira embasou-se. No entanto, o desejo pela liberdade estimulou os afros descendentes a gerar modelos de resistências entre elas, onde se destacaram a criação de
movimentos politicamente organizados, a fim de pressionar a sociedade brasileira. O resultado deste processo de lutas é a formulação de leis e diretrizes que obrigaram o reconhecimento das
contribuições de africanos e indígenas para a formação do povo brasileiro. Assim conhecer a importância da formação do professor no curso normal surge como uma via na construção de uma nova maneira e mentalidade de reconhecer o negro e sua cultura. A temática étnico-racial deve se fazer presente nas fases iniciais do processo educacional brasileiro, contribuindo para a valorização e reconhecimento da história do negro. O objetivo desta pesquisa foi a construir práticas pedagógicas com o intuito de auxiliar o professor no cumprimento da Lei 10.639/03 em uma escola de curso normal no município de Itaperuna. A metodologia utilizada se apoia na pesquisa de natureza qualitativa descritiva, do tipo pesquisa-ação, e utilizou, para o levantamento de dados e para a tomada de decisões no decorrer do processo de pesquisa, questionários, observações de atividades orientadas, depoimento dos educandos durante e após
a elaboração das práticas pedagógicas interventivas, cujos sujeitos da pesquisa são os discentes de uma escola de curso normal da rede estadual de Itaperuna, município do Noroeste Fluminense
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Document type
DissertaçãoSubject(s)
Lei 10.639/03Práticas pedagógicas
Negro
Formação de professores
Ensino
Law 10.639/03
Pedagogical practices
Black
Teacher education
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