GÊNERO E MÍDIA: UM OLHAR SOBRE A VIOLÊNCIA SIMBÓLICA E A PUBLICIDADE INFANTOJUVENIL
Publicidade
Violência simbólica
Criança
Adolescente
Publicidade- aspecto social
Criança
Adolescente
Violência
Consumo
Gender
Advertising
Symbolic violence
Child
Adolescents
Bittencourt, Luciana Gonzaga | Posted on:
2016
Abstract
Este estudo tem por objetivo perceber a existência de violência simbólica a partir da utilização de estereótipos e características de gênero veiculados nas mensagens publicitárias, em especial, nas que sejam direcionadas ao público infantojuvenil. A metodologia utilizada pautou-se na pesquisa bibliográfica e na análise documental para fundamentação dos conceitos relacionados ao tema. O campo empírico para a realização da pesquisa foi a análise de dez (10) comerciais de televisão transmitidos durante a exibição da primeira temporada do reality show “The Voice Kids Brasil”. Estes foram escolhidos com base no seu público-alvo: crianças e/ou adolescentes que utilizasse um ou outro no intuito de influenciar a família. Os resultados demonstraram que diversos aspectos nos fazem perceber que há violência simbólica ligada aos papéis de gênero na publicidade e como isso resulta em determinados comportamentos e valores para crianças e adolescentes. Concluiu-se que as mensagens e as imagens contidas nos comerciais selecionados reforçam o caráter persuasivo contido na mídia a partir de traços que intensificam este tipo de violência. Esta segue continuamente sendo reproduzida a partir de papéis sociais baseados no que deve ser/pertencer ao masculino e no que deve ser/pertencer ao feminino, influenciando a construção da identidade sociocultural do público infantojuvenil.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSource
BITTENCOURT, Luciana Gonzaga. Gênero e mídia: um olhar sobre a violência simbólica e a publicidade infantojuvenil. 2016. 141 f. Dissertação (Mestrado em Política Social)- Universidade Federal Fluminense, Escola de Serviço Social, Niterói, 2016.Subject(s)
GêneroPublicidade
Violência simbólica
Criança
Adolescente
Publicidade- aspecto social
Criança
Adolescente
Violência
Consumo
Gender
Advertising
Symbolic violence
Child
Adolescents
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: