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EDUCAÇÃO DO CAMPO EM MOVIMENTOS: LUTAS SOCIAIS E EMBATES POLÍTICOS POR DIREITOS EDUCATIVOS DIFERENCIADOS
Movimentos Sociais
Formação de Educadores do Campo
Fechamento de Escolas
Produção intelectual
Resistência
Educação do Campo
Rural Education
Social Movements
Training of Rural Educators
Closing Schools
Resistance
Neves, Lucas do Couto | Posted on:
2020
Abstract
Fechar escolas do campo é um cenário que tem se consolidado em muitos estados do Brasil, impondo às comunidades campesinas – que sempre estiveram à margem das políticas públicas educacionais – o apagamento do campo como lugar de reprodução da vida. Nesse contexto, toda conquista dos movimentos sociais por políticas educacionais diferenciadas é colocada em xeque diante dessas injustiças arquitetadas em argumentos economicistas. No Noroeste Fluminense, sobretudo na cidade de Santo Antônio de Pádua – RJ, a realidade das escolas do segue no mesmo sentido; ou seja, a serviço da ordem orçamentária. Contudo, o poder público local tem se deparado com movimentos sociais que estão denunciando e resistindo pela permanência das escolas em suas comunidades. Com a colaboração da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo da Universidade Federal Fluminense – UFF/INFES, a comunidade local é desafiada a protagonizar os movimentos de resistência contra o fechamento de escolas do campo. Diante disso, o principal objetivo deste trabalho consiste em: descrever a construção e atuação desse Movimento Social popular, suas lutas e resistências pela manutenção das escolas do campo no município. Desde o ano de 2015, esse protagonismo está sendo construído no âmbito da Pedagogia da Alternância que, enquanto elemento pedagógico fundamental na formação de educadores do campo, integra teoria e prática. Com base nessa integração pensamos a elaboração desta pesquisa-ação, a qual está sendo forjada a partir das disputas emergentes locais e, assim, consolidando o fortalecimento mútuo entre os Movimentos Sociais em defesa das escolas do campo e a Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo da UFF. Pautada em abordagens descritivas e interpretativas, nossas percepções e análises das ações realizadas no período de 2015 a 2018 documentam os movimentos contra hegemônicos construído com os diversos sujeitos na luta pelo direito à educação das populações do campo na região do Noroeste Fluminense.
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Document type
Trabalho de conclusão de cursoSubject(s)
Educação do CampoMovimentos Sociais
Formação de Educadores do Campo
Fechamento de Escolas
Produção intelectual
Resistência
Educação do Campo
Rural Education
Social Movements
Training of Rural Educators
Closing Schools
Resistance
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