TRABALHADORAS DO BRASIL, UNI-VOS: A CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES (CUT) – UMA HISTÓRIA ESCRITA SOB UMA PERSPECTIVA DE GÊNERO
Participação política feminina
Sindicalismo
Mulheres sindicalistas
CUT
Gênero e Representação política
Trabalho feminino
Direitos da mulher
Mulher
Trabalhadora
Sexual Division of Labor
Women’s Political Participation
Trade Unionism
Women Trade Unionists
CUT
Gender and Political Representation
Borges, Priscila Moreira | Posted on:
2018
Abstract
O aumento da presença das mulheres brasileiras no mercado de trabalho na década de 1970 gerou também consequências para a base do movimento sindical feminino. Essa dissertação pretende contribuir para a discussão entre o feminismo e o sindicalismo brasileiro analisando a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a implantação de uma política de gênero em seu interior (inserção nas diretorias; instâncias internas de organização das mulheres; pautas específicas encampadas pela entidade) desde a sua fundação em 1983 até o ano de 2010. A escolha da CUT se deu por esta ser a maior central sindical do país e a pioneira na discussão de gênero em suas instâncias. Foi utilizada a metodologia qualitativa, especificamente análise documental das resoluções dos congressos nacionais da entidade (CONCUT).
A partir da discussão sobre a divisão sexual do trabalho e suas consequências, bem como uma análise histórica sobre a presença das mulheres no movimento sindical, foi feito um estudo de caso sobre CUT. Ao longo dos Congressos da entidade é possível destacar algumas medidas importantes para o debate de gênero no interior da central como: em 1986 a proposta da criação de uma “Comissão da Questão da Mulher Trabalhadora – CQMT” dentro da entidade; em 1991 a aprovação em plenário de uma resolução da luta pela legalização do aborto, o que acabou por legitimar a entrada da CUT futuramente na Rede Nacional Feminista de Saúde e Direitos Reprodutivos; em 1994 a aprovação da orientação política de cota mínima de 30% e máxima de 70% para cada gênero nas diretorias da entidade; em 2003 a criação das Secretarias Nacional e Estaduais sobre a Mulher Trabalhadora. A partir disso analisamos também a presença feminina nos espaços de direção da entidade.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSource
BORGES, Priscila Moreira. Trabalhadoras do Brasil, uni-vos: a Central Única dos Trabalhadores (CUT) – uma história escrita sob uma perspectiva de gênero. 2018. 91f. Dissertação (Mestrado em Política Social) – Universidade Federal Fluminense, Escola de Serviço Social, 2018.Subject(s)
Divisão Sexual do TrabalhoParticipação política feminina
Sindicalismo
Mulheres sindicalistas
CUT
Gênero e Representação política
Trabalho feminino
Direitos da mulher
Mulher
Trabalhadora
Sexual Division of Labor
Women’s Political Participation
Trade Unionism
Women Trade Unionists
CUT
Gender and Political Representation
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: