ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA ALIMENTAÇÃO CONSCIENTE NA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE NITERÓI, RJ.
Conservação dos Recursos Naturais
Política Pública
Programas Governamentais
Aceitação
Alimentação escolar
Política pública
Conservação de recursos naturais
School Feeding
Conservation of Natural Resources
Public Policy
Government Programs
Cordeiro, Ana Cristina de Macena Freitas | Posted on:
2021
Abstract
O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é uma política que visa a garantia da
oferta de refeições que atendam as necessidades nutricionais diárias dos escolares durante o ano
letivo. A relação entre escolha dos alimentos que compõem o cardápio da alimentação escolar
e a sustentabilidade ambiental vem ganhando destaque em alguns estados e municípios
brasileiros por meio de estratégias que visam reduzir a oferta de proteínas de origem animal nos
cardápios escolares. O município de Niterói/RJ em parceria com a Organização Não
Governamental (ONG) Mercy for Animals Brasil passou a adotar cardápios escolares com
ausência de alimentos de origem animal em um dia da semana. O objetivo deste estudo foi
analisar o processo de implementação do programa Alimentação Consciente (AC) em unidades
escolares municipais de Niterói, RJ. O estudo foi referenciado no campo de análise de política
e apresenta uma abordagem quali-quantitativa, com foco na análise de implementação de
políticas públicas centrada nos sujeitos, nos processos institucionais e nos aspectos técnicos
(adequação nutricional e impacto ambiental) da mudança proposta nos cardápios escolares. A
coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com gestores,
nutricionistas, profissional da ONG, e por meio de aplicação de questionário semiestruturado a
diretores, professores, pedagogos e merendeiros das escolas municipais; do teste de
aceitabilidade, da análise da qualidade do cardápio e da avaliação dos indicadores de
sustentabilidade (pegada hídrica, pegada de carbono e pegada ecológica), durante o período de
2019 a 2020. A análise estatística dos indicadores de sustentabilidade dos cardápios foi
desenvolvida por meio do teste de Krulkall-Wallis e do teste de Mann-Whitney. A análise
estatística da composição nutricional dos cardápios com e sem proteína animal em relação aos
valores recomendados pelo PNAE foi por meio do teste de Wilcoxon de amostra única
considerando o nível de significância em 5%. Todas as análises foram realizadas utilizando o
software JASP 0.13.1.0. O cardápio sem carne ou à base de ovo foram aqueles considerados
mais sustentáveis, com impacto ambiental de 3 a 5,5 vezes menor que os demais cardápios e
estavam nutricionalmente adequados. A decisão em torno da adesão do programa AC ocorreu
a partir da gestão central da prefeitura e da secretaria de educação, contudo foi observada a
articulação entre nutricionistas e ONG na qual resultou em mudanças incrementais para atender
as necessidades do município. Alterações no cardápio e na técnica de preparo foram realizadas
para atender a melhor aceitação dos escolares e pelos atrasos na entrega de gêneros alimentícios.
Entretanto observa-se uma lacuna na abordagem pedagógica do tema. Este estudo possibilitou
identificar que as mudanças propostas nos cardápios não comprometeram a qualidade
nutricional e indicou o potencial impacto positivo nos indicadores socioambientais, constatou
ainda que as dinâmicas institucionais impostas pelos processos de implementação contribuíram
para redesenhar a proposta original, indicar a construção de pactos e aprendizado institucional
que pode potencializar a abordagem ambiental no planejamento dos cardápios escolares
[Texto sem Formatação]
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Document type
DissertaçãoSource
CORDEIRO, Ana Cristina de Macena Freitas. Análise da implementação do Programa Alimentação Consciente na alimentação escolar do município de Niterói, RJ. 2021. 96 f. Dissertação ( Mestrado em Ciências da Nutrição)- Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.Subject(s)
Alimentação EscolarConservação dos Recursos Naturais
Política Pública
Programas Governamentais
Aceitação
Alimentação escolar
Política pública
Conservação de recursos naturais
School Feeding
Conservation of Natural Resources
Public Policy
Government Programs