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Dissertação Ana Cristina Cor... (1.096Mb)

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ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA ALIMENTAÇÃO CONSCIENTE NA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE NITERÓI, RJ.
Cordeiro, Ana Cristina de Macena Freitas | Posted on: 2021
Abstract
O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é uma política que visa a garantia da oferta de refeições que atendam as necessidades nutricionais diárias dos escolares durante o ano letivo. A relação entre escolha dos alimentos que compõem o cardápio da alimentação escolar e a sustentabilidade ambiental vem ganhando destaque em alguns estados e municípios brasileiros por meio de estratégias que visam reduzir a oferta de proteínas de origem animal nos cardápios escolares. O município de Niterói/RJ em parceria com a Organização Não Governamental (ONG) Mercy for Animals Brasil passou a adotar cardápios escolares com ausência de alimentos de origem animal em um dia da semana. O objetivo deste estudo foi analisar o processo de implementação do programa Alimentação Consciente (AC) em unidades escolares municipais de Niterói, RJ. O estudo foi referenciado no campo de análise de política e apresenta uma abordagem quali-quantitativa, com foco na análise de implementação de políticas públicas centrada nos sujeitos, nos processos institucionais e nos aspectos técnicos (adequação nutricional e impacto ambiental) da mudança proposta nos cardápios escolares. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com gestores, nutricionistas, profissional da ONG, e por meio de aplicação de questionário semiestruturado a diretores, professores, pedagogos e merendeiros das escolas municipais; do teste de aceitabilidade, da análise da qualidade do cardápio e da avaliação dos indicadores de sustentabilidade (pegada hídrica, pegada de carbono e pegada ecológica), durante o período de 2019 a 2020. A análise estatística dos indicadores de sustentabilidade dos cardápios foi desenvolvida por meio do teste de Krulkall-Wallis e do teste de Mann-Whitney. A análise estatística da composição nutricional dos cardápios com e sem proteína animal em relação aos valores recomendados pelo PNAE foi por meio do teste de Wilcoxon de amostra única considerando o nível de significância em 5%. Todas as análises foram realizadas utilizando o software JASP 0.13.1.0. O cardápio sem carne ou à base de ovo foram aqueles considerados mais sustentáveis, com impacto ambiental de 3 a 5,5 vezes menor que os demais cardápios e estavam nutricionalmente adequados. A decisão em torno da adesão do programa AC ocorreu a partir da gestão central da prefeitura e da secretaria de educação, contudo foi observada a articulação entre nutricionistas e ONG na qual resultou em mudanças incrementais para atender as necessidades do município. Alterações no cardápio e na técnica de preparo foram realizadas para atender a melhor aceitação dos escolares e pelos atrasos na entrega de gêneros alimentícios. Entretanto observa-se uma lacuna na abordagem pedagógica do tema. Este estudo possibilitou identificar que as mudanças propostas nos cardápios não comprometeram a qualidade nutricional e indicou o potencial impacto positivo nos indicadores socioambientais, constatou ainda que as dinâmicas institucionais impostas pelos processos de implementação contribuíram para redesenhar a proposta original, indicar a construção de pactos e aprendizado institucional que pode potencializar a abordagem ambiental no planejamento dos cardápios escolares
[Texto sem Formatação]
Document type
Dissertação
Source
CORDEIRO, Ana Cristina de Macena Freitas. Análise da implementação do Programa Alimentação Consciente na alimentação escolar do município de Niterói, RJ. 2021. 96 f. Dissertação ( Mestrado em Ciências da Nutrição)- Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
Subject(s)
Alimentação Escolar
Conservação dos Recursos Naturais
Política Pública
Programas Governamentais
Aceitação
Alimentação escolar
Política pública
Conservação de recursos naturais
School Feeding
Conservation of Natural Resources
Public Policy
Government Programs
 
URI
http://app.uff.br/riuff/handle/1/23582
License Term
CC-BY-SA
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