EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E APROPRIAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL: ESTUDO DE CASO DO MUNICÍPIO DE DUQUE DE CAXIAS
Memória coletiva
Identidade coletiva
Patrimônio cultural
Educação patrimonial
Memória coletiva
Patrimônio cultural
Duque de Caxias (RJ)
Identidade social
Heritage education
Collective memory
Collective identity
Cultural heritage
Oliveira, Luiz Carlos Rocha de | Posted on:
2020
Abstract
Esse estudo investiga a Educação Patrimonial como um instrumento de apropriação do
patrimônio cultural pelos atores locais para a preservação ou construção da memória coletiva e
da identidade coletiva local. A apropriação aqui investigada é a cultural que os grupos sociais
realizam com uma manifestação cultural ou um bem, essencialmente patrimonial, por ele estar
vinculado à construção da identidade coletiva. A gênese da Educação Patrimonial no Brasil
remonta ao início da década de 1980, período no qual se discutia a necessidade de incluir os
atores locais como sujeitos das ações preservacionistas realizadas pelo Estado. Desse modo,
busca-se compreender as características das ações educacionais, e as contribuições que delas
possam advir para fomentar a apropriação real do patrimônio cultural pelos atores locais. Para
tanto, foi necessário investigar os instrumentos práticos e conceituais que permitem ao Estado
definir o que é o patrimônio cultural utilizado nas ações educativas realizadas pelos seus órgãos.
O recorte geográfico estipulado para a pesquisa ficou circunscrito ao município de Duque de
Caxias, no Estado do Rio de Janeiro, em razão de nele existir um conjunto dedicado à Educação
Patrimonial formado por instituições públicas de cultura, legislação específica e atividades
educacionais.
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Document type
TeseSource
OLIVEIRA, Luiz Carlos Rocha de. Educação patrimonial e apropriação do patrimônio cultural: estudo de caso do município de Duque de Caxias. 2020. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Escola de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.Subject(s)
Educação patrimonialMemória coletiva
Identidade coletiva
Patrimônio cultural
Educação patrimonial
Memória coletiva
Patrimônio cultural
Duque de Caxias (RJ)
Identidade social
Heritage education
Collective memory
Collective identity
Cultural heritage