“SENTIR ATRAVÉS DE”: O ENSINO DO DESENHO DE OBSERVAÇÃO NA ARQUITETURA E URBANISMO À LUZ DA FENOMENOLOGIA DA PERCEPÇÃO
Ensino do desenho de observação
Corporeidade
Imagem multissensorial
Perspectiva
Desenho arquitetônico
Fenomenologia
Percepção (Arquitetura)
Juiz de Fora (MG)
Phenomenology
Teaching observation drawing
Corporeity
Multisensory image
Perspective
Lopes, Ricardo Ferreira | Posted on:
2017
Abstract
Esta tese tem por objetivo investigar possíveis alternativas
estratégicas para o ensino do desenho de observação na arquitetura
e urbanismo à luz da Fenomenologia da Percepção. Constata-se uma
significativa mudança no pensamento e no comportamento das novas
gerações de alunos ingressantes nas universidades, inseridas em uma
cultura cada vez mais tecnológica e imagética, afetadas
incessantemente por imagens visuais. As experiências vivenciais
necessárias ao amadurecimento cognitivo estão se fundindo à
velocidade e simultaneidade. A mudança no paradigma
representacional implica em novas atitudes no âmbito da docência do
ensino superior, o que incide no exercício de reflexão sobre outros
caminhos para o ensino desta competência. Em oposição ao pensamento
representacionista, argumenta-se a favor de um ganho cognitivo no
aprendizado do desenho, ao promover atividades que primam pela
produção de “imagens multissensoriais”, i.e. tomadas tanto na sua
dimensão do sensível, quanto no campo da interpretação e da
construção de novos significados possíveis. Emerge, pois, um desenho
proveniente de sensações mediadas pelo corpo, memória e imaginação,
sem se limitar à representação do quadro perspectivo abstrato,
exterior e unicamente compromissado com a realidade visiva. Com
efeito, priorizou-se por uma conduta de suspender preconceitos
estéticos nos discentes, entendendo que estes, naturalmente associam
a prática do desenho ao compromisso de descrição gráfica mimética do
real. O desenho é compreendido como um meio dinâmico e ativo de se
afetar, interagir e construir um sentido de mundo. A metodologia
adotada envolve uma revisão teórica, histórica e filosófica, bem como
estabelece uma análise fenomenológica, a partir de discursos
apreendidos por meio da pesquisa-ação. A fim de confrontar o ensino
do desenho tradicional com a abordagem pretendida, algumas
experiências foram realizadas na Faculdade de Arquitetura e
Urbanismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (FAU-UFJF), Minas
Gerais-MG, Brasil. Por fim, são aventadas algumas proposições
embasadas na abordagem proposta, de forma direcionar os alunos para
uma visão mais sensível em relação aos espaços arquitetônicos,
urbanos e paisagísticos.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
TeseSource
Lopes, Ricardo Ferreira. “Sentir através de”: o ensino do desenho de observação na arquitetura e urbanismo à luz da fenomenologia da percepção. 2017. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Escola de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.Subject(s)
FenomenologiaEnsino do desenho de observação
Corporeidade
Imagem multissensorial
Perspectiva
Desenho arquitetônico
Fenomenologia
Percepção (Arquitetura)
Juiz de Fora (MG)
Phenomenology
Teaching observation drawing
Corporeity
Multisensory image
Perspective