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BOTÂNICA PARA ALÉM DA SALA DE AULA: O CONTEXTO LOCAL COMO RECURSO MOTIVACIONAL PARA O ENSINO
Atividade de campo
Áreas verdes urbanas
Parque Natural Municipal de Miracema
Ensino
Teaching
Practical activities in the field
Green urban areas
Parque Natural Municipal de Miracema
Arruda, Kíssilla Marinho | Postado em:
2019
Resumo
O ensino de Botânica é, frequentemente, apontado como de difícil compreensão e
significação, especialmente em razão do conjunto de termos, regras de nomenclatura e
classificação, tão característicos dessa área do conhecimento biológico. Além disso, a
dificuldade em relacionar os conteúdos abordados em sala de aula e o cotidiano dos alunos
tem sido pontuada com um dos maiores desafios no processo de ensino e aprendizagem em
Botânica. Considerando os problemas e questões ambientais que hoje se apresentam e
tendo em mente os objetivos e propósitos da educação – a formação do cidadão crítico,
capaz de exercer plenamente a cidadania – tem-se observado que um ensino de Botânica
puramente teórico não é capaz de sensibilizar, motivar e despertar o interesse dos
estudantes para as referidas questões. Nesse sentido, a busca por metodologias de ensino
alternativas, mais atrativas e significativas, tem sido destacada por diversos pesquisadores.
Nesse contexto, a presente pesquisa teve por objetivo avaliar a utilização de múltiplas
estratégias metodológicas, numa proposta que enfoca a importância de atividades práticas
de campo em espaços não formais, como áreas verdes urbanas, para a contextualização do
ensino de Botânica. Propôs-se uma sequência didática, desenvolvida na forma do projeto
Botânica para além da sala de aula, realizada com alunos do primeiro ano do Ensino
Médio, e estruturada de modo a destacar: (i) a relevância do conhecimento botânico para a
humanidade, perpassando aspectos históricos, sociais e culturais; (ii) a importância da
atividade de campo enquanto estratégia para a contextualização do ensino; (iii) a
representatividade do Parque Natural Municipal de Miracema, RJ, enquanto espaço não
formal de ensino. A pesquisa, qualitativa do tipo Estudo de Caso, foi desenvolvida a partir
de observação participante, sendo mensurada a partir da combinação da análise de mapas
mentais produzidos pelos alunos no início e término da sequência didática proposta,
questionário respondido pelos mesmos e entrevista com a professora regente. Demonstrou-se que uma abordagem contextualizada em Botânica contribui para motivar o interesse do
aluno, desmistificando e ressignificando a aprendizagem nessa área do conhecimento
biológico.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
DissertaçãoAssunto(s)
EnsinoAtividade de campo
Áreas verdes urbanas
Parque Natural Municipal de Miracema
Ensino
Teaching
Practical activities in the field
Green urban areas
Parque Natural Municipal de Miracema
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