PROPOSTA DE ENSINO À DISTÂNCIA UTILIZANDO METODOLOGIA ATIVA DE APRENDIZAGEM: COM USO DO RANDOM FOREST
Pesquisa Qualitativa
Aprendizado de Máquina
Random Forest
Ensino à Distância
Metodologia Ativa de Aprendizagem
Aprendizado de máquina
Ensino à distância
Aprendizagem Significativa
Aprendizagem baseada em problemas
Produção intelectual
Pandemic
Quality Research
Machine learning
Random Forest
Distance Learning
Active Learning Methodology
Santos, Deyvyd Costa dos | Posted on:
2021
Abstract
Em pleno século XXI, a educação a distância tem sido marcada por um crescimento significativo sendo objeto de constantes análises e debates quanto a sua aplicação, principalmente no âmbito da educação básica. Com o advento da pandemia do Coronavírus ocorrida em 2020, o país se viu obrigado a mudar da sua estrutura de ensino presencial para aulas em meios digitais. Isso de certa forma impactou todos os agentes envolvidos no processo de educação, sejam eles alunos, professores, pais e responsáveis e diretores e administradores de instituições de ensino pública ou particular. Portanto o presente estudo teve como premissa analisar os dados da pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), sobre o panorama da educação durante a pandemia e identificar o perfil do estudante de escola pública que considerou essa mudança prejudicial para o seu desenvolvimento. Com base nisso, propomos a aplicação de uma metodologia ativa de aprendizagem, na tentativa de aumentar o nível de engajamento desse aluno. Para tal, utilizamos uma ferramenta da ciência de dados, chamada de Random Forest, baseada em técnicas de Machine Learning, e desenvolvemos um modelo de predição de resultados que foi capaz de identificar através de centenas de combinações os motivos que levaram a maioria dos estudantes do ensino médio terem a percepção de que o ensino piorou. A sobrecarga com a alta demanda de atividades e a dificuldade de organizar sua rotina diária com os estudos foram os principais resultados gerados do modelo.
[Texto sem Formatação]
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Document type
Trabalho de conclusão de cursoPublisher
Universidade Feral Fluminense
Source
Santos, Deyvyd Costa dos. Proposta de Ensino à Distância utilizando metodologia ativa de aprendizagem: com uso do Random Forest. 2021. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2021.Subject(s)
PandemiaPesquisa Qualitativa
Aprendizado de Máquina
Random Forest
Ensino à Distância
Metodologia Ativa de Aprendizagem
Aprendizado de máquina
Ensino à distância
Aprendizagem Significativa
Aprendizagem baseada em problemas
Produção intelectual
Pandemic
Quality Research
Machine learning
Random Forest
Distance Learning
Active Learning Methodology
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