ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO PARA A PROPOSIÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE CONSUMO DE ENERGIA
Estado da Arte
Letramento Científico
Consumo de Energia
Efeito Joule
Educação de Adultos
Estado da arte
Alfabetização científica
Consumo de energia
Produção intelectual
Youth and Adult Education
State of art
Scientific Literacy
Energy consumption
Joule Effect
Almeida, Nathálie Marinho de | Posted on:
2021
Abstract
Neste trabalho, averiguamos o desenvolvimento do Ensino de Física na Educação de Jovens e Adultos (EJA) a fim de propor uma sequência didática sobre consumo de energia adequada para este público. Para alcançar nosso objetivo, realizamos uma revisão da literatura sobre a trajetória histórica da educação brasileira e do Ensino de Física no Brasil, assim como do surgimento tardio da EJA nesse contexto. Realizamos também um levantamento dos trabalhos publicados nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), do Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF) e do Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF) no intuito de conhecer o andamento da pesquisa sobre EJA nessa área. Além disso, discorremos sobre a situação da educação no Rio de Janeiro durante o período de pandemia da covid-19 e analisamos parte do material de estudo fornecido pelo estado através do “Applique-se”, aplicativo lançado pelo governo do Rio em 2021 para que os discentes da rede, tanto do ensino regular quanto da EJA, possam acessar o material sem consumo de
dados de internet móvel. A partir deste estudo, foi possível perceber o potencial de resgatar o conceito de autoria com os jovens e adultos trabalhadores da modalidade. Decidimos, então, pautar nossa sequência didática no letramento científico dos alunos para favorecer este aspecto. O primeiro bloco de nossa proposta foi dedicado à interação entre as concepções alternativas dos estudantes e os conceitos da física. Para isso, propomos que os estudantes discutam sobre os dados elétricos de aparelhos eletrônicos domésticos para que o professor possa construir dialogicamente com a turma os conceitos físicos especificados nos aparelhos e como eles se relacionam entre si. O segundo bloco foi designado ao estudo do efeito Joule a partir de um experimento demonstrativo investigativo, assim como sua relação com a instalação elétrica de uma casa, que foi explorada através de uma atividade prático experimental que tinha como principal objetivo proporcionar a tomada de decisão consciente
dos discentes. O terceiro bloco, planejado como atividade assíncrona, é o momento em que a relação entre Ciência, Tecnologia e Sociedade é evidenciada através da leitura de textos didáticos e não-didáticos pré-selecionados pelo professor. O quarto bloco foi destinado a produção textual dos discentes, assim como a divulgação do texto produzido para a comunidade escolar. Os formatos dos textos produzidos foram escolhidos de modo que a escrita criativa dos estudantes fosse propiciada. Por fim, o quinto e último bloco foi destinado para a reflexão na prática dos estudantes e para a etapa final do processo avaliativo. Em razão das restrições ao convívio social derivadas da pandemia de covid-19, não foi possível aplicar a sequência didática proposta neste trabalho, entretanto, espera-se realizá-la futuramente.
[Texto sem Formatação]
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Document type
Trabalho de conclusão de cursoPublisher
Universidade Feral Fluminense
Source
Almeida, Nathálie Marinho de. Ensino de Física na Educação de Jovens e Adultos: um estudo para a proposição de uma sequência didática sobre consumo de energia. 2021. 105f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2021.Subject(s)
Educação de Jovens e AdultosEstado da Arte
Letramento Científico
Consumo de Energia
Efeito Joule
Educação de Adultos
Estado da arte
Alfabetização científica
Consumo de energia
Produção intelectual
Youth and Adult Education
State of art
Scientific Literacy
Energy consumption
Joule Effect
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