VÍDEOS DE CURTA DURAÇÃO COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE FÍSICA
Ensino de Física
Ensino Investigativo
Fenômenos Luminosos
Vídeos
Ensino de Física
Ensino investigativo
Fenômenos Luminosos
Produção intelectual
Videos for Physics Teaching
Inquiry-based Learning
Luminous Phenomena
Cardozo, Bárbara Barroso Issa | Posted on:
2021
Abstract
Os vídeos de curta duração para o Ensino de Física são amplamente utilizados, uma vez que são de fácil acesso e permitem mostrar experimentos e fenômenos físicos que muitas vezes não podem ser realizados em sala por condições adversas. Tendo em vista que a maioria dos vídeos para o Ensino de Física contém uma explicação por de trás do fenômeno apresentado, o uso de vídeos acaba se restringindo ao ensino tradicional, pois não permite que os estudantes questionem e cheguem às suas próprias conclusões sobre o fenômeno. Neste trabalho foram produzidos 6 vídeos, e apenas metade são para a utilização com os alunos e a outra metade é voltada para os docentes. Os vídeos para serem reproduzidos em sala de aula não possuem explicação dos fenômenos, visando que os alunos possam elaborar suas próprias hipóteses respondendo às perguntas feitas no vídeo. Os vídeos de uso exclusivo dos professores contêm sugestões didáticas para aulas não tradicionais, como por exemplo efetuar pausas para que os alunos possam expor suas concepções prévias, hipóteses e opiniões. O professor é orientado a promover discussões de modo com que as concepções prévias possam ser confrontadas pelos alunos. Sugerimos alguns experimentos complementares aqueles apresentados nos vídeos e que podem ser feitos em sala de aula. No final de todas as atividades os alunos devem participar de uma discussão com toda a turma e depois fazer uma atividade escrita individual sobre o tema da aula, onde podemos verificar a compreensão dos alunos sobre a discussão e atividades feitas em grupo. Desta forma acreditamos que o aluno pode ser o protagonista de seu próprio aprendizado. Devido à pandemia da SARSCOV-2 e às medidas restritivas para controle da pandemia, não foi possível aplicar os vídeos em sala de aula, sendo esta uma medida que pode ser feita em trabalhos futuros.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoPublisher
Universidade Federal Fluminense
Source
Cardozo, Bárbara Barroso Issa. Vídeos de curta duração como recurso didático no ensino de Física. 2021. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2021.Subject(s)
VídeosEnsino de Física
Ensino Investigativo
Fenômenos Luminosos
Vídeos
Ensino de Física
Ensino investigativo
Fenômenos Luminosos
Produção intelectual
Videos for Physics Teaching
Inquiry-based Learning
Luminous Phenomena
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: