Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/2369
Title: Intervenção educativa sobre a promoção comercial de produtos que competem com o aleitamento materno em drogarias de Niterói – Rio de Janeiro
Authors: Rodrigues, Gloria Priscila Nunes
metadata.dc.contributor.advisor: Rito, Rosane Valéria Viana Fonseca
metadata.dc.contributor.advisorco: Sally, Enilce de Oliveira Fonseca
metadata.dc.contributor.members: Sudo, Aline Rodrigues Corrêa
Monteiro, Katia Ayres
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: A Lei Federal 11.265/2006 tem como finalidade controlar a publicidade e a comercialização dos alimentos e produtos para lactentes e crianças de 1ª Infância e também de produtos de puericultura. Acredita-se que a avaliação do cumprimento dessa lei seja de grande relevância, visto que a promoção comercial indevida interfere negativamente na prática do aleitamento materno e que essa ainda está muito aquém do preconizado pela WHO. Dessa forma foi desenvolvida uma ação educativa, por meio de um álbum seriado, aplicada em drogarias que descumpriam a NBCAL com vistas à mudança de comportamento dos estabelecimentos visitados. Trata-se de uma pesquisa de intervenção, com abordagem quanti-qualitativa, realizada no município de Niterói. Foram visitadas 19 drogarias, das quais apenas11 apresentavam irregularidades segundo a lei, porém uma drogaria não aceitou participar da pesquisa. O estudo evidenciou a necessidade de realização de medidas educativas em drogarias, visto que esses estabelecimentos são considerados um dos que possuem maior acessibilidade para a população brasileira adquirir os produtos considerados substitutos do leite materno e quanto mais atrativa é a promoção comercial, maior será o interesse do cliente em consumir o produto. Sabe-se que esse fato interfere de forma direta na introdução precoce da alimentação complementar saudável das crianças e consequentemente no aumento da prevalência do desmame precoce. Torna-se necessária a realização de mais estudos, em todo o País, para aprimorar a fiscalização e o acompanhamento do cumprimento da Lei 11.265/2006.
metadata.dc.description.abstractother: The objective of the federal law 11.265/2006 law is control the advertising and marketing of food and products for infants and 1st Childhood and also childcare products. Improper trade promotion negative impact on the practice of breastfeeding and that this is still much lower than those recommended by WHO. Thus it was developed an educational activity, through a flipchart, applied in drugstores not comply with a view to changing the behavior of establishments visited. This is an intervention research with a quantitative and qualitative approach, held in the city of Niteroi. Visits were 19 drug stores, which had apenas11 irregularities under the law, but a drug store did not take part in the research. The study highlighted the need for implementation of educational measures in drugstores, as these establishments are considered one of those with greater accessibility for the Brazilian population purchasing the products considered breastmilk substitutes and the more attractive is the trade promotion, the greater the interest client to consume the product. It is known that this fact interfere directly in the early introduction of complementary feeding of children and consequently in the increased prevalence of early weaning. It is necessary to carry out more studies in order to improve the supervision of technical and monitoring of compliance with Law 11.265/2006, throughout the country.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/2369
Appears in Collections:MGN - Trabalho de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.