CONSTRUÇÃO DE APARATOS ELETRÔNICOS NO ENSINO MÉDIO: RESSIGNIFICAÇÃO DO LIXO ELETRÔNICO PARA USO DIDÁTICO
Lixo eletrônico
Educação Ambiental
Eletromagnetismo
Ensino de Física
Lixo eletrônico
Educação ambiental
Eletromagnestismo
Produção intelectual
Teaching Physics
Eletronic Waste
Environmental Education
Electromagnetism
Pimentel, Heitor Ornelas | Posted on:
2021
Abstract
Este trabalho buscou a ressignificação do lixo eletrônico no ambiente escolar, possibilitando a construção de aparatos eletrônicos para a aprendizagem de temas que pertencem ao campo de estudo da Física, em específico, do 3º ano do Ensino Médio, trazendo uma interação entre os campos teórico e prático. Entre seus objetivos específicos temos: promover enculturação científica, conscientização ambiental, noções de eletrônica e habilidades de convívio, trazendo um problema presente no dia-a-dia (o lixo eletrônico). A metodologia consistiu em desenvolver projetos que visam compor um laboratório didático sustentável de modo a ressignificar e reutilizar equipamentos/componentes antes descartados, viabilizando um viés de Educação Ambiental que atende a alguns objetivos de desenvolvimento sustentável que fazem parte da Agenda 2030 (ONU/BR, 2020). A etapa inicial da proposta foi desenvolvida no C.E. Matemático Joaquim Gomes de Sousa – Intercultural Brasil-China, através da residência pedagógica, e teve uma segunda etapa, pensando na possibilidade de recriação da experiência investigativa em escolas que não têm foco em ciências da natureza. Como resultados tem-se o relato da experiência desenvolvida no C.E. Matemático Joaquim Gomes de Sousa – Intercultural Brasil-China, o desmonte de equipamentos para retirada de componentes trazendo sugestões para uso, e a elaboração de uma sequência didática por investigação a respeito do tema, para o ensino de eletromagnetismo.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoPublisher
Universidade Federal Fluminense
Source
Pimentel, Heitor Ornelas. Construção de aparatos eletrônicos no Ensino Médio: Ressignificação do lixo eletrônico para uso didático. 2021. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2021.Subject(s)
Ensino de FísicaLixo eletrônico
Educação Ambiental
Eletromagnetismo
Ensino de Física
Lixo eletrônico
Educação ambiental
Eletromagnestismo
Produção intelectual
Teaching Physics
Eletronic Waste
Environmental Education
Electromagnetism
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: