MULHERES PROFESSORAS E A INTERSECCIONALIDADE INTERDISCIPLINAR E TRANSVERSAL NA PRÁTICA DOCENTE
Interseccionalidade interdisciplinar e transversal
Prática pedagógica
Gênero
Educação
Prática pedagógica
Transversalidade
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Gender and education
Intersectionality interdisciplinary and transversal
Pedagogical practice
Lobo, Carla Marina Neto das Neves | Posted on:
2019
Abstract
Esta tese objetiva perceber de que forma é incorporada a discussão de gênero dentro de uma perspectiva “interseccional interdisciplinar e transversal” a partir do olhar das professoras da educação básica de uma escola pública da rede municipal de São Gonçalo/Rio de Janeiro. Por meio de uma pesquisa teórica e documental discuto as potencialidades e os desafios do Brasil em manter-se em um regime democrático, por conta do fortalecimento de grupos conservadores na sociedade brasileira e mundial. Nesse sentido, registra-se a origem do Movimento Escola Sem Partido e propõe-se analisar os impactos da chamada “ideologia de gênero” sob a perspectiva docente visando compreender a mulher professora no cotidiano escolar. No caminho dessa discussão, o estudo abre-se para o processo de reforma no setor educacional brasileiro encontrando na mulher professora a possível agente de transformação no fortalecimento da cidadania brasileira e democrática. Contextualiza-se, assim, gênero dentro de uma perspectiva “interseccional interdisciplinar e transversal”. A defesa da perspectiva de gênero na prática docente se aproxima da proposta emancipatória de ensino. A tese se estrutura a partir de um estudo de caso ao apresentar a cidade de São Gonçalo/Rio de Janeiro, o Bairro do Boaçu, o colégio analisado e as professoras que responderam aos dois instrumentos de pesquisa utilizados: questionário e entrevista. Dessa forma, finalizo situando os conceitos interseccionalidade, interdisciplinaridade e transversalidade”, nesta conjuntura social, objetivando compreender como essas mulheres contribuem com o debate sobre gênero, pluralidade cultural, sexualidade, orientação sexual, violência e diversidade no ambiente escolar. Por fim, concluo a tese com algumas considerações, entre elas destaco que as pistas identificadas no cotidiano das mulheres professoras entrevistadas as localizam distantes de uma prática pedagógica “interseccional, interdisciplinar e transversal” diante das demandas dos conteúdos curriculares e as questões gênero, sexualidade, orientação sexual, pluralidade cultural, violência e
diversidade no ambiente escolar. Desempenham, em sua maioria, muito mais o papel na busca de práticas pedagógicas não engajadas e burocratizadas, apesar de se colocarem algumas vezes, na defesa de uma educação e de uma consciência cidadã.
A contradição se faz presente em suas vidas quando algumas, mesmo sem saber, acabam por assumir o discurso do Movimento Escola Sem Partido ao compreender escolarização apenas como instrução. No entanto, também encontramos discursos que apontam a importância de uma educação cidadã
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
TeseSource
LOBO, Carla Marina Neto das Neves. Mulheres professoras e a interseccionalidade interdisciplinar e transversal na prática docente. 2019. 237 f. Tese (Doutorado em Política Social) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.Subject(s)
Gênero e educaçãoInterseccionalidade interdisciplinar e transversal
Prática pedagógica
Gênero
Educação
Prática pedagógica
Transversalidade
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Gender and education
Intersectionality interdisciplinary and transversal
Pedagogical practice