APENAS RECORDAÇÕES? DESENVOLVIMENTO E CONFIGURAÇÃO DO VÍDEO DE CASAMENTO COMO GÊNERO AUDIOVISUAL
Filme de casamento
Vídeo de casamento
Registro audiovisual
Gênero audiovisual
Casamento
Vídeo
Filme
Arquivo audiovisual.
Wedding
Wedding film
Wedding vídeo
Audiovisual record
Audiovisual genre
Gama, Érica Ribeiro | Posted on:
2021
Abstract
Esta tese tem como objetivo analisar de que modo os filmes e vídeos de casamento se consolidaram como um produto midiático de características próprias que os projetam como um gênero audiovisual singular, ajudando a pensar o papel das mídias e tecnologias nas articulações da sociedade com seus valores e rituais. Para isso, esta pesquisa investiga as transformações ocorridas nesses produtos ao longo dos anos e identifica as configurações que os constituem e os fazem ultrapassar o simples registro de recordação, conquistando um estatuto próprio enquanto produto de mídia. Esta discussão será conduzida a partir da análise de um acervo de filmes e vídeos de casamento produzidos desde a década de 1920 até os dias atuais, a ser investigado tanto em seus aspectos estéticos como narrativos. Neste sentido, acabamos por traçar um panorama dos registros de casamentos no Brasil feitos em filmes e vídeos. Ao perceber a falta de estudos sobre o objeto no campo da Comunicação, exploramos as produções captadas que compõem o corpus de observação, a partir do cruzamento de estratégias consolidadas nos estudos de audiovisual, como as proposições de Hansen et al. e Mittell; e na configuração de base dos rituais de casamento, tendo como vertentes conceituais autores como Peirano, Segalen e Van Gennep. Após quase cem anos desde os primeiros indícios dos registros de casamento por imagem em movimento no país, é possível identificar transformações e continuidades nesse tipo de produção, decorrentes de mudanças sociais e tecnológicas. Por meio das diferentes formas de circulação, refletimos sobre o gênero como experiência, em constante desenvolvimento e adaptação às demandas do mercado. A partir dela, reconhecemos as produções em três fases distintas, que não são pautadas pela temporalidade, mas por características de cada época, com identificação de pontos convergentes e divergentes de cada momento, que direcionam para elementos característicos da construção das produções. Destacamos a etapa mais recente e as múltiplas possibilidades narrativas e estéticas construídas sob três aspectos principais: a emoção como foco narrativo, a importância da representatividade dos noivos e do produtor e os desafios de um mercado cada vez mais competitivo e exigente. Por fim, defendemos os vídeos de casamento como gênero audiovisual e como produto cultural, abrindo espaço para novos estudos sobre essas produções.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
TeseSource
GAMA, Érica Ribeiro. Apenas recordações? Desenvolvimento e configuração do vídeo de casamento como gênero audiovisual. 2021. 208f.Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.Subject(s)
CasamentoFilme de casamento
Vídeo de casamento
Registro audiovisual
Gênero audiovisual
Casamento
Vídeo
Filme
Arquivo audiovisual.
Wedding
Wedding film
Wedding vídeo
Audiovisual record
Audiovisual genre