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A EDUCAÇÃO DIFERENCIADA ENQUANTO POLÍTICA PÚBLICA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: OS CASOS CAIÇARA E INDÍGENA DE ANGRA DOS REIS E PARATY
Política pública
Caiçara e educação escolar indígena
Políticas Públicas
Differentiated education
Public Policy
Caiçara and indigenous school education
Souza, Pedro Ribeiro de | Posted on:
2021
Abstract
As políticas públicas de educação escolar diferenciada para as comunidades indígenas e caiçaras localizadas no sul do estado do Rio de Janeiro são recentes na história local e sua provisão é uma forma de garantir um direito social. Como forma de estudar estas políticas sociais, esta pesquisa consiste em uma análise sobre as políticas públicas de educação escolar diferenciada para as comunidades caiçara da Praia do Sono e Pouso da Cajaíba e comunidade indígena de Sapukai. Esta pesquisa inicia-se com uma análise bibliográfica sobre as legislações que dizem sobre a educação escolar diferenciada, seguida por uma análise histórica da construção das referidas políticas, finalizando com uma avaliação das políticas e indicando quais são as pendências que ainda existe e as perspectivas de futuro para a educação escolar diferenciada nessas localidades
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Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
SOUZA, Pedro Ribeiro de. A educação diferenciada enquanto política pública no estado do Rio de Janeiro: os casos caiçara e indígena de Angra dos Reis e Paraty. 2020. 194 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Políticas Públicas)-Instituto de Educação de Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense, 2020.Subject(s)
Educação diferenciadaPolítica pública
Caiçara e educação escolar indígena
Políticas Públicas
Differentiated education
Public Policy
Caiçara and indigenous school education