DE ESCOLA DO MATO A ESCOLA POPULAR DO/NO CAMPO: PRESENÇA, PERTENCIMENTO E PARTICIPAÇÃO DAS FAMÍLIAS E COMUNIDADE EM DIÁLOGO COM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL
Educação popular do/no campo
Pertencimento
Participação
Presença
Educação popular
Participação dos pais na educação dos filhos
Family-school relations
Popular education from/in the countryside
Presence/belonging/participation
Azevedo, Elder dos Santos | Posted on:
2020
Abstract
A presente pesquisa, desenvolvida numa escola pública localizada em uma comunidade rural,
da rede municipal de Paraíba do Sul/RJ, teve por objetivo investigar como a participação
popular – das famílias e comunidade – em uma escola pública municipal se organiza e como o
coletivo dialoga com o poder público. Nesse contexto, observam-se as relações entre
presença, pertencimento e participação desses sujeitos com a escola pública e como esses
sentimentos/relações impactam na organização mais participativa e democrática da escola.
Para tal, é preciso compreender o contexto de pertencimento da escola e problematizar as
relações famílias-escola e comunidade-escola, articuladas à luta pelo direito à educação na
comunidade. As famílias, presentes no cotidiano da escola, buscam participar mais ativamente
em suas decisões político-pedagógicas pelo fato de a reconhecerem como parte da
comunidade local. As inquietações, os anseios e os desejos das famílias são tomados por mim
e transformados em projeto de investigação, realizado com esses sujeitos praticantes
(CERTEAU, 2009) no cotidiano da escola. Desse contexto, emerge a necessidade de
compreender o enraizamento da colonialidade do poder (QUIJANO, 2005) e do saber
(LANDER, 2005) em nossa sociedade e, consequentemente, na escola e nas relações
estabelecidas entre os sujeitos, a escola e o sistema de ensino, entre a escola e a comunidade e
entre a escola e as famílias, além dos impactos e reconfigurações das minorias subalternizadas
nos processos de ressignificação de si e da própria realidade a partir da produção de entre-
lugares (BHABHA, 2013). Nesse sentido, assumo a pesquisa com o cotidiano (ESTEBAN,
2003; GARCIA, 2003a, 2003b), em articulação com os princípios da pesquisa ação
participante (FALS BORDA, 1977), e, tomando as famílias como principais interlocutores,
assumo o compromisso ético-político-pedagógico de ouvi-las, reconhecendo seu lugar de fala
desde a sua materialidade de origem. Assim, busco o paradigma da Educação do Campo
(ARROYO; CALDART; MOLINA, 2011; FERNANDES; MOLINA, 2004; MOLINA,
2015), a partir do paradigma da Educação Popular (BRANDÃO, 1985; 2006, MEJÍA, 2020),
com destaque para a prática dialógica (FREIRE, 2005). O diálogo como um princípio
metodológico me levou às rodas de conversas (WARSCHAUER, 2001) em que as
inquietações, desejos, questionamentos dos sujeitos apareceram, contribuindo para
compreender a necessidade de constituir uma escola popular do/no campo que instrumentalize
as crianças e a própria comunidade para interferirem no e com o mundo. Assim,
compreendemos que fazer democracia no cotidiano da escola é um processo complexo e que
exige o diálogo para que as famílias e comunidade estejam presentes na unidade escolar que
sentem como pertencente àquele coletivo, podendo influir nas decisões e rumos da educação
que se faz naquele lugar com e para o povo. Daí a possibilidade de uma escola pública
democrática, ou seja, com participação popular, na reelaboração do seu projeto.
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Document type
TeseSource
AZEVEDO, Elder dos Santos. De escola do mato a escola popular do/no campo: presença, pertencimento e participação das famílias e comunidade em diálogo com uma escola pública municipal. 2020. 228f. Tese (Doutorado em Educação)- Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.Subject(s)
Relações famílias-escolaEducação popular do/no campo
Pertencimento
Participação
Presença
Educação popular
Participação dos pais na educação dos filhos
Family-school relations
Popular education from/in the countryside
Presence/belonging/participation