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POLÍTICAS AFIRMATIVAS NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO: MELHORES OPORTUNIDADES PARA MINORIAS BEM QUALIFICADAS?
Maciel, Adriana Milward de Andrade | Posted on: 2021
Abstract
Considerando a multidimensionalidade das desigualdades sociais (PIKETTY, 2018, TILLY, 2000; FRASER, 2006; SEN, 2012) e a persistente desigualdade social no Brasil, que impactam o acesso à educação de qualidade, assistimos, nas últimas décadas, à ampliação e à expansão do ensino superior público federal e à promulgação da Lei de Cotas, que pretende democratizar o acesso a esse ensino. Esta pesquisa busca avaliar o alcance da pretendida democratização, a partir da análise do perfil socioeconômico dos candidatos que se qualificam a ingressar no ensino superior numa universidade federal, no ano de 2017, nas diferentes modalidades de ingresso (ampla concorrência e ações afirmativas), em cursos que representam graus distintos de seletividade, comparados com o universo de candidatos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2016. A análise se dá a partir de um modelo construído hipoteticamente, que utiliza os microdados do Enem e as faixas de notas de Medicina e de Pedagogia para ingresso na Universidade Federal Fluminense. Os resultados assinalam um relativo avanço no processo de democratização no acesso aos diferentes cursos. Além disso, a pesquisa destaca e discute aspectos da Lei de Cotas, explorando seus limites e distorções, apontando para a necessidade de sua revisão em aspectos específicos.
[Texto sem Formatação]
Document type
Tese
Source
MACIEL, Adriana Milward de Andrade. Políticas afirmativas no ensino superior público: melhores oportunidades para minorias bem qualificadas? 2021. 174f. Tese (Doutorado em Educação)- Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
Subject(s)
Desigualdades
Educação superior
Ações afirmativas
Revisão da Lei de Cotas
Educação superior
Desigualdade social
Programas de Ação Afirmativa
Inequalities
Higher education
Affirmative actions
Revision of the Lei de Cotas
 
URI
https://app.uff.br/riuff/handle/1/23771
License Term
CC-BY-SA
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