PEDAGOGIA SOCIAL EM UMA VISÃO TRANSDISCIPLINAR COMO ESTRATÉGIA PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE
Pedagogia Social
Formação de professor
Educação
Formação de professor
Educación
Pedagogía Social
Formación Docente
Santos, Angela Cristina Gualine dos | Posted on:
2021
Abstract
A presente dissertação, com base na metodologia de pesquisa-formação, é fruto da
investigação realizada por meio de oficina e do diálogo entre os professores da Escola
Municipal Pastor José Augusto Grassini; e na concepção da Pedagogia Social, pela
qual busquei compreender a produção dos fazeres e dos saberes pedagógicos na
contemporaneidade. A proposta percorreu o espaço, o tempo e o modo como
acontece a prática pedagógica, indagando qual significado esta traz para o cotidiano
e como se mantém diante das mudanças ocorridas no mundo globalizado, as quais
impactaram na minha formação pessoal e acadêmica. Foram utilizados o diálogo
mediador, as rodas de conversas e a oficina com determinados professores, sendo
esta inspirada na pesquisa-formação, com abordagem narrativa, e nos aportes
teóricos da Pedagogia Social, em interlocução com textos e contextos dos sujeitos da
pesquisa, que compreendem a pesquisadora e mais dez professores da unidade
escolar mencionada. Considerando sermos seres em construção e em convivência
com outros indivíduos da mesma natureza incompleta, fica evidente que precisamos
ser pensados a partir da complexidade humana. Desse modo, o marco teórico da
pesquisa ancorou-se em Paulo Freire, Michel Certeau e Margareth Martins. Os
achados da pesquisa apontaram para a força do contexto e a presença de
possibilidades representadas nas falas dos envolvidos, explicitando os
atravessamentos históricos, culturais e sociais que constituem os processos de
reflexão no fazer pedagógico.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSource
SANTOS, Angela Cristina Gualine dos. Pedagogia social em uma visão transdisciplinar como estratégia para formação continuada docente. 2021. 204f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.Subject(s)
EducaçãoPedagogia Social
Formação de professor
Educação
Formação de professor
Educación
Pedagogía Social
Formación Docente