A ABORDAGEM DE TEMAS CIENTÍFICOS COMO POSSIBILIDADE DE DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
Educação Infantil
Temas científicos
Desenvolvimento infantil
Atividade pedagógica
Théorie historico-culturelle
Éducation de la petite enfance
Thèmes scientifiques
Campos, Ridel Jorge | Posted on:
2021
Abstract
Este trabalho tem por objetivo apresentar um estudo do desenvolvimento de crianças
pré-escolares por meio de uma atividade que aborda temas científicos. Para tanto, refletiu-se
sobre os conceitos propostos pela Teoria Histórico-Cultural, mais especificamente por Lev
Semionovitch Vigotski, pensador que, em meio às demandas que surgiram após a Revolução
de 1917, apresentou novas formas de compreender o desenvolvimento humano, pautado não
apenas nas questões biológicas do indivíduo, mas também no que diz respeito às demandas
sociais, históricas e culturais. Após alguns apontamentos sobre a vida deste pesquisador e o
contexto no qual viveu, são vistos alguns pontos importantes da pedologia, ciência que estuda
o desenvolvimento da criança e que se diferencia de outras pedologias propostas na época,
trazendo ideias interessantes como o respeito ao desenvolvimento individual da criança, a
defesa do desenvolvimento cultural e a contestação dos métodos de avaliação quantitativa.
Além disso, são considerados três conceitos discutidos por Vigotski e que fundamentam este
estudo. O primeiro é a formação de conceitos, necessária para compreender como os
conceitos se desenvolvem no percurso vivenciado pela criança. O segundo é a perejivanie,
que revela a unidade entre o indivíduo e o meio, constituindo-se como fonte do
desenvolvimento humano. Já o terceiro é a imaginação, uma função que permite que a criança
vivencie algo que no mundo real não poderia ser ou exercer, levando-a a criar meios para
superar seus desafios. Posteriormente, é realizada uma análise crítica dos documentos
relacionados à Educação Infantil, indicando os pontos que incentivam a abordagem de temas
científicos neste segmento, como forma de observar e explicar o mundo. Ainda, são elencados
alguns estudos que versam sobre a relação entre Educação Infantil e temas científicos. Com o
intuito de investigar, em um determinado período histórico, o desenvolvimento de um
conceito real de acordo com a vivência de crianças pré-escolares, é apresentada a realização
de uma atividade centrada no conceito de atrito, que considera experiências sensoriais, com
objetos do cotidiano das crianças, um desenho animado e uma rampa com diversas
superfícies. Por fim, verifica-se como esta atividade possibilita o desenvolvimento das
crianças, contribuindo para a expansão de suas experiências e de sua imaginação.
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Document type
DissertaçãoSource
CAMPOS, Ridel Jorge. A abordagem de temas científicos como possibilidade de desenvolvimento da criança. 2021. 100f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.Subject(s)
Teoria histórico-culturalEducação Infantil
Temas científicos
Desenvolvimento infantil
Atividade pedagógica
Théorie historico-culturelle
Éducation de la petite enfance
Thèmes scientifiques