O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE DE MENINAS NEGRAS: UM OLHAR SOBRE O LIVRO INFANTIL "MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA", DE ANA MARIA MACHADO
Menina bonita do laço de fita
Identidade negra
Menina negra
Literatura infantojuvenil brasileira
Identidade étnica
Children's and youth literature
Beautiful ribbon bow girl
Black identity
Black girl
Santos, Ester Mascarenhas dos | Posted on:
2021
Abstract
A pesquisa intitulada “O processo de construção de identidade de meninas negras: Um olhar
sobre o livro infantil ‘Menina bonita do laço de fita’, de Ana Maria Machado” se vincula à
área de concentração “Estudos do Cotidiano da Educação Popular” do Programa de Pós-
Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (PPGE/UFF), em diálogo
com o Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Estadual
do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (NEABI/UENF). O objetivo geral deste estudo
concentra-se em compreender como as meninas, estudantes de uma escola pública localizada
em Comunidade Remanescente de Quilombo (CRQ) Machadinha em Quissamã/RJ –,
percebem a narrativa da obra infantil “Menina bonita do laço de fita”, de Ana Maria
Machado. Os objetivos específicos, por sua vez, consistem em identificar a existência de
termos na narrativa da obra infantil que promovem o mito da democracia racial e a ideologia
do branqueamento; analisar a representação sobre menina negra a partir das ilustrações da
referida obra nas edições publicadas nas décadas de 1980 e 2010; e refletir sobre o processo
de construção de identidade em meninas negras a partir da análise dos textos e imagens
produzidos em roda de conversa literária pelas estudantes. O interesse surgiu ao recordar
alguns livros infantis que fizeram parte da minha infância e constatar que durante a trajetória
escolar não tive acesso a personagens negras, mesmo residindo e estudando em local com
forte influência africana e afro-brasileira. Optamos pela pesquisa qualitativa que utiliza o
estudo de caso como principal variação metodológica. Na realização do trabalho de campo,
a técnica da observação participante se apresenta como procedimento de coleta de dados. A
interpretação e análise das imagens e textos produzidos pelas estudantes são fonte de
evidências que se somam a proposições teóricas. O referencial teórico buscou na história da
literatura infantil (ZILBERMAN, 2003; LAJOLO, 2010; OLIVEIRA, 2003) dialogar com a
literatura na temática da cultura africana e afro-brasileira (DEBUS, 2017), aprofundando o
conhecimento nas reivindicações históricas diante do racismo no Brasil (MUNANGA, 2008,
2016) e superação do racismo no cotidiano escolar e na sociedade (GOMES, 2008, 2017;
CAVALLEIRO, 2001). As reflexões apontam para a valorização dos padrões estéticos de
beleza eurocêntricos, corpo, cabelo e cor da pele estabelecidos e valorizados na sociedade
ocidental. Identificamos como principal categoria de análise a ambivalência proposta por
Homi Bhabha (1998), representada em grande parte das imagens e textos. Diante de tantas
complexidades, o estudo sinaliza outros caminhos, outras vozes literárias femininas na
literatura infantil contemporânea na dimensão poética, estética e cotidiana.
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Document type
DissertaçãoSource
SANTOS, Ester Mascarenhas dos. O processo de construção de identidade de meninas negras: um olhar sobre o livro infantil "Menina bonita do laço de fita", de Ana Maria Machado. 2021. 159f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.Subject(s)
Literatura infantil e juvenilMenina bonita do laço de fita
Identidade negra
Menina negra
Literatura infantojuvenil brasileira
Identidade étnica
Children's and youth literature
Beautiful ribbon bow girl
Black identity
Black girl