• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
View Item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • FEUFF - Faculdade de Educação
  • POSEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educação - Niterói
  • POSEDUC - Mestrado - Niterói
  • POSEDUC - Dissertações - Niterói
  • View Item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • FEUFF - Faculdade de Educação
  • POSEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educação - Niterói
  • POSEDUC - Mestrado - Niterói
  • POSEDUC - Dissertações - Niterói
  • View Item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of AccessThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of Access

Statistics

View Usage Statistics
application/pdf

View/Open
Trabalho revisado final.pdf (3.804Mb)

Collections
  • POSEDUC - Dissertações - Niterói

Statistics
Metadata
Show full item record
CAPOEIRA ENTRE NARRATIVAS, GRANDES, MIÚDAS, BIOGRÁFICAS E (AUTO)BIOGRÁFICAS: AS MEMÓRIAS DO MESTRE POLACO
Juliá, Cristóbal | Posted on: 2021
Abstract
A dissertação, apresenta a investigação realizada a respeito da história de vida do Mestre de Capoeira, Polaco, José Roberto Rocha, discípulo do Mestre Paraná, Osvaldo Lisboa Dos Santos (in memória). O trabalho transita pelas narrativas do Mestre de onde emergem memórias, com as quais se estabelecem diálogos para pensar possibilidades e alternativas às predominâncias seculares epistêmicas e existenciais, derivadas da invasão colonial europeia nas américas. Entende-se a colonização como um projeto de morte e de esquecimentos que há mais de 500 anos, repercute de maneira latente na estruturação da sociedade e nas formas de entender a Educação, o conhecimento e a vida, valendo-se da racialização dos corpos e do racismo como operadores chaves para exercer a dominação. Na convicção de que para os ataques do colonialismo há contra-ataques, que pelas brechas reinventam o viver, procura-se dialogar com alternativas que emergem a partir da Capoeira e das memórias do Mestre para perceber possibilidades de contestação ao projeto colonial. Pela opção e inspiração numa abordagem narrativa (auto)biográfica, o trabalho percorre não apenas a história de vida do Mestre Polaco, mas também do autor, num processo que se considera de formação e transformação constante, inacabado e em prol da busca de narrativas “miúdas” como possibilidades de pensar alternativas à hegemonia da pesquisa acadêmica, pautada pelos cânones eurocêntricos. Assim constrói-se um referencial teórico/metodológico que problematiza as continuidades do colonialismo, em diálogo com a temática do corpo, da raça/racismo, da educação, atravessadas pela Capoeira e tendo como protagonista da investigação o sujeito/ser. Com os pressupostos de, inacabamento, respeito e responsabilidade, a pesquisa expressa um diálogo entre narrativas, grandes, miúdas, biográficas e (auto)biográficas, tendo a Capoeira como guia e orientadora dessa conversa. Palavras-chaves: Capoeira; Narrativas (auto)biográficas; Mestre PolacoA dissertação, apresenta a investigação realizada a respeito da história de vida do Mestre de Capoeira, Polaco, José Roberto Rocha, discípulo do Mestre Paraná, Osvaldo Lisboa Dos Santos (in memória). O trabalho transita pelas narrativas do Mestre de onde emergem memórias, com as quais se estabelecem diálogos para pensar possibilidades e alternativas às predominâncias seculares epistêmicas e existenciais, derivadas da invasão colonial europeia nas américas. Entende-se a colonização como um projeto de morte e de esquecimentos que há mais de 500 anos, repercute de maneira latente na estruturação da sociedade e nas formas de entender a Educação, o conhecimento e a vida, valendo-se da racialização dos corpos e do racismo como operadores chaves para exercer a dominação. Na convicção de que para os ataques do colonialismo há contra-ataques, que pelas brechas reinventam o viver, procura-se dialogar com alternativas que emergem a partir da Capoeira e das memórias do Mestre para perceber possibilidades de contestação ao projeto colonial. Pela opção e inspiração numa abordagem narrativa (auto)biográfica, o trabalho percorre não apenas a história de vida do Mestre Polaco, mas também do autor, num processo que se considera de formação e transformação constante, inacabado e em prol da busca de narrativas “miúdas” como possibilidades de pensar alternativas à hegemonia da pesquisa acadêmica, pautada pelos cânones eurocêntricos. Assim constrói-se um referencial teórico/metodológico que problematiza as continuidades do colonialismo, em diálogo com a temática do corpo, da raça/racismo, da educação, atravessadas pela Capoeira e tendo como protagonista da investigação o sujeito/ser. Com os pressupostos de, inacabamento, respeito e responsabilidade, a pesquisa expressa um diálogo entre narrativas, grandes, miúdas, biográficas e (auto)biográficas, tendo a Capoeira como guia e orientadora dessa conversa.
[Texto sem Formatação]
Document type
Dissertação
Source
JULIÁ, Cristóbal. Capoeira entre narrativas, grandes, miúdas, biográficas e (auto)biográficas: as memórias do mestre Polaco. 2021. 167f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
Subject(s)
Capoeira
Narrativas (auto)biográficas
Mestre Polaco
Capoeira
Narrativa pessoal
Capoeira
Narrativas (auto)biográficas
Mestre Polaco
 
URI
https://app.uff.br/riuff/handle/1/23784
License Term
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contact Us

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram