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Title: Competências coletivas : uma realidade em organizações públicas?
Authors: Avelino, Kelly Weires Rodrigues Soares
metadata.dc.contributor.advisor: Salles, Denise Medeiros Ribeiro
metadata.dc.contributor.members: Vieira, Fernando
Oliveira, Lúcia Barbosa de
Issue Date: 10-Oct-2016
Abstract: Este trabalho propõe-se a ampliar as discussões atuais sobre a Gestão por Competências, especialmente no que se refere à noção de Competências Coletivas, usualmente marginalizadas no contexto da Gestão de Pessoas. Este trabalho procura problematizar a gestão das competências coletivas e os possíveis benefícios correlatos. Embora a literatura ressalte o diferencial estratégico que a gestão deste “fenômeno” e suas implicações poderiam ocasionar para o alcance dos objetivos organizacionais, observa-se razoável descompasso entre este e as práticas de gestão de pessoas. Dessa forma, este estudo apresenta o resultado da investigação de como organizações sob o Modelo de Gestão por Competências identificam e utilizam as competências coletivas em suas práticas de gestão, através de estudos de caso considerando a realidade de três instituições públicas federais. Os casos foram constituídos a partir da análise documental e realização de entrevistas semiestruturadas com servidores da área de Gestão de Pessoas, permitindo a constatação de que as instituições sob estudo não demonstraram em suas práticas a identificação e gestão de competências coletivas, embora empreendam ações que poderiam contribuir para a sua futura formação.
metadata.dc.description.abstractother: The proposal of this work is to extend the current discussions on the competence-based management, especially with regard to the notion of Collective Competence, usually marginalized in the context of People Management. This work aims to discuss the management of collective competence and possible related benefits. Although the literature highlight the strategic advantage that the management of this "phenomenon" and its implications could lead to the achievement of organizational objectives, there is reasonable gap between this and people management practices. Thus, this study presents the results of research on how organizations under the competence-based management model identify and utilize the collective competence of its management practices through case studies considering the reality of three federal public institutions. The cases were recorded from the documental analysis and semi-structured interviews with servers from the area of Human Resources Management, allowing the realization that the institutions under study did not demonstrate in their practices the identification and management of collective competence, although undertake actions that could contribute to their future development.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/2379
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