O PROFESSOR EM CENA E O TRINÔMIO CUIDAR/BRINCAR/EDUCAR: TRAJETÓRIAS DO PROGRAMA CRIANÇA NA CRECHE DO MUNICÍPIO DE NITERÓI
Creche
Educação Infantil
Formação de Professores
Educação infantil
Creche
Formação de professor
Chidren in the Day Care Center Program
Nursery
Early Childhood Education
Teachers Professional Development Programs
Moreira, Patrícia Gomes Pereira | Posted on:
2019
Abstract
A presente pesquisa tem como objetivo investigar o processo de entrada do professor
habilitado nas creches do Programa Criança na Creche da Rede Municipal de Educação de
Niterói, a partir da determinação apontada pela LDBEN 9.394/96, identificando os principais
entraves, avanços e desafios do Programa, os possíveis impactos na atividade pedagógica a
partir da chegada do professor habilitado, assim como a relação do trabalho docente com a
ressignificação do trinômio cuidar, brincar e educar na educação infantil. Até pouco tempo,
pessoas sem formação específica atuavam nas creches, onde o assistencialismo sobrepujava o
educar. Com a vigência da LDBEN 9.394/96, passou-se a exigir a formação docente como
pré-requisito para a atuação nas salas de Educação Infantil. Para a realização deste estudo,
foram realizados levantamento e análise documental dos principais documentos oficiais
nacionais e municipais referentes à Educação Infantil, tais como as legislações vigentes,
portarias, referenciais curriculares etc., em um movimento que vai do macro ao micro na
pesquisa teórica e empírica. Recuperou-se a trajetória das políticas de atendimento na
Educação Infantil, especificamente, das creches comunitárias conveniadas à Rede Municipal
de Educação de Niterói por meio do Programa Criança na Creche. Foram também realizadas
entrevistas com profissionais da Educação que atuaram como Diretores do Programa Criança
na Creche e como Secretários/as de Educação que mobilizaram mudanças na gestão do
referido Programa, a fim de estabelecer articulações entre discursos e práticas,
problematizando as questões da pesquisa e tendo como fio condutor o objetivo geral deste
trabalho. A presente pesquisa discute a formação dos profissionais que atuam nas creches
conveniadas à Rede Municipal de Educação de Niterói e a necessidade de ser um professor
reflexivo na contemporaneidade, compreendendo a reflexividade como um caminho de luta
por justiça social.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSource
MOREIRA, Patrícia Gomes Pereira. O professor em cena e o trinômio cuidar/brincar/educar: trajetórias do programa Criança na Creche do município de Niterói. 2019. 150f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.Subject(s)
Programa Criança na CrecheCreche
Educação Infantil
Formação de Professores
Educação infantil
Creche
Formação de professor
Chidren in the Day Care Center Program
Nursery
Early Childhood Education
Teachers Professional Development Programs