• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
View Item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • FEUFF - Faculdade de Educação
  • POSEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educação - Niterói
  • POSEDUC - Mestrado - Niterói
  • POSEDUC - Dissertações - Niterói
  • View Item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • FEUFF - Faculdade de Educação
  • POSEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educação - Niterói
  • POSEDUC - Mestrado - Niterói
  • POSEDUC - Dissertações - Niterói
  • View Item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of AccessThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of Access

Statistics

View Usage Statistics
application/pdf

View/Open
Dissertação Patricia.pdf (1.503Mb)

Collections
  • POSEDUC - Dissertações - Niterói

Statistics
Metadata
Show full item record
O PROFESSOR EM CENA E O TRINÔMIO CUIDAR/BRINCAR/EDUCAR: TRAJETÓRIAS DO PROGRAMA CRIANÇA NA CRECHE DO MUNICÍPIO DE NITERÓI
Moreira, Patrícia Gomes Pereira | Posted on: 2019
Abstract
A presente pesquisa tem como objetivo investigar o processo de entrada do professor habilitado nas creches do Programa Criança na Creche da Rede Municipal de Educação de Niterói, a partir da determinação apontada pela LDBEN 9.394/96, identificando os principais entraves, avanços e desafios do Programa, os possíveis impactos na atividade pedagógica a partir da chegada do professor habilitado, assim como a relação do trabalho docente com a ressignificação do trinômio cuidar, brincar e educar na educação infantil. Até pouco tempo, pessoas sem formação específica atuavam nas creches, onde o assistencialismo sobrepujava o educar. Com a vigência da LDBEN 9.394/96, passou-se a exigir a formação docente como pré-requisito para a atuação nas salas de Educação Infantil. Para a realização deste estudo, foram realizados levantamento e análise documental dos principais documentos oficiais nacionais e municipais referentes à Educação Infantil, tais como as legislações vigentes, portarias, referenciais curriculares etc., em um movimento que vai do macro ao micro na pesquisa teórica e empírica. Recuperou-se a trajetória das políticas de atendimento na Educação Infantil, especificamente, das creches comunitárias conveniadas à Rede Municipal de Educação de Niterói por meio do Programa Criança na Creche. Foram também realizadas entrevistas com profissionais da Educação que atuaram como Diretores do Programa Criança na Creche e como Secretários/as de Educação que mobilizaram mudanças na gestão do referido Programa, a fim de estabelecer articulações entre discursos e práticas, problematizando as questões da pesquisa e tendo como fio condutor o objetivo geral deste trabalho. A presente pesquisa discute a formação dos profissionais que atuam nas creches conveniadas à Rede Municipal de Educação de Niterói e a necessidade de ser um professor reflexivo na contemporaneidade, compreendendo a reflexividade como um caminho de luta por justiça social.
[Texto sem Formatação]
Document type
Dissertação
Source
MOREIRA, Patrícia Gomes Pereira. O professor em cena e o trinômio cuidar/brincar/educar: trajetórias do programa Criança na Creche do município de Niterói. 2019. 150f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
Subject(s)
Programa Criança na Creche
Creche
Educação Infantil
Formação de Professores
Educação infantil
Creche
Formação de professor
Chidren in the Day Care Center Program
Nursery
Early Childhood Education
Teachers Professional Development Programs
 
URI
https://app.uff.br/riuff/handle/1/23827
License Term
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contact Us

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram