• português (Brasil)
    • English
    • español
  • Español 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
Ver ítem 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • ESS - Escola de Serviço Social
  • PPGESS - Programa de Estudos Pós-Graduados em Política Social - Niterói
  • PPGESS - Mestrado - Niterói
  • PPGESS - Dissertações - Niterói
  • Ver ítem
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • ESS - Escola de Serviço Social
  • PPGESS - Programa de Estudos Pós-Graduados em Política Social - Niterói
  • PPGESS - Mestrado - Niterói
  • PPGESS - Dissertações - Niterói
  • Ver ítem
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresAsesor (es)TítulosMateriasDepartamentoProgramaTipoTipo (s) de accesoEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresAsesor (es)TítulosMateriasDepartamentoProgramaTipoTipo (s) de acceso

Estadísticas

Ver Estadísticas de uso
application/pdf

Ver/
Roberta Rezende Oliveira.pdf (2.803Mb)

Colecciones
  • PPGESS - Dissertações - Niterói

Estadísticas
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
AS CONDICIONALIDADES DE EDUCAÇÃO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA: PERCEPÇÕES DA COMUNIDADE ESCOLAR EM UM MUNICÍPIO DE PEQUENO PORTE
Oliveira, Roberta Rezende | Publicado en: 2015
Resumen
Este trabalho objetivou fazer uma análise das percepções da comunidade escolar em um município de pequeno porte, acerca das condicionalidades de educação do Programa Bolsa Família. Para tanto, a proposta foi investigar o objeto através de metodologia qualitativa, a partir de um referencial teórico crítico, baseado em autores como Pierre Bourdieu e Bernard Lahire, que discutem as desigualdades escolares de forma relacional. Sendo assim, para o levantamento de dados realizou-se entrevistas semi-estruturadas com atores estratégicos na implementação da política de educação e na Gestão do PBF em âmbito local. A pesquisa foi realizada com foco em três escolas, escolhidas com base em suas respectivas pontuações no Índice da Educação Básica (IDEB). Procurou-se compreender de que forma os profissionais da educação atribuem sentido à condicionalidade de educação do Programa Bolsa Família, com a qual, tanto os alunos e suas famílias, quanto às escolas devem se relacionar. Entre outras questões, investigou-se em que medida a condicionalidade relativa à frequência escolar tem incidido em melhorias no cotidiano escolar, seja quanto à maior presença dos alunos beneficiários na escola, seja quanto a uma efetiva melhoria no rendimento escolar destes. Os resultados encontrados apontam que, em que pese os IDEBs variados, e ainda, a disposição distinta das escolas em território local; não há discrepâncias entre as percepções encontradas, que ressaltam que a condicionalidade de educação não tem se materializado em incremento dos índices de aproveitamento escolar, embora tenha resultados positivos no que tange à frequência e a evasão. Por fim, verifica-se a baixa disposição intersetorial entre os vários atores responsáveis pela implementação da política de educação fundamental no município, e da assistência social, que atuam de forma burocratizada longe de uma perspectiva ampla de proteção social.
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
Dissertação
Fuente
OLIVEIRA, Roberta Rezende. As condicionalidades de educação do Programa Bolsa Família: percepções da comunidade escolar em um município de pequeno porte. 2015. 223 f. Dissertação (Mestrado em Política Social) – Universidade Federal Fluminense, Escola de Serviço Social, 2015.
Sujeta/Sujeto(s)
Programa Bolsa Família
Condicionalidades de Educação
Evasão Escolar
Evasão escolar
Política educacional
Política social
Programa Bolsa Família (Brasil)
Bolsa Família Program
Education Conditionalities
Truancy
 
URI
https://app.uff.br/riuff/handle/1/23830
Término de licencia
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contacto

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram