“RODAS E FOGUEIRAS AOS PÉS DAS GRANDES ROCHAS” ONDE A ESCUTA PRECEDE A FALA: UM EXERCÍCIO DE ESCUTA DE MÚLTIPLAS TRADIÇÕES ORAIS DO OESTE AFRICANO
Memória Ancestral
Educação Tradicional
Infâncias Oralizadas
África Ocidental
Tradição oral
Oeste da África
Memória
Infância
África ocidental
Oral Traditions and Societies
Ancestral Memory
Traditional Education
Oralized Childhoods
Western Africa
Pereira, Angela Monteiro | Posted on:
23 set. 2021
Abstract
A pesquisa teve como objetivo compreender como a oralidade e o papel dos
mestres das tradições orais se presentificam na constituição do ser humano e das
sociedades, a partir da cosmovisão de algumas civilizações negras tradicionais
do oeste africano, mais especificamente da região sudano-saheliana. O estudo
analisa a performance do narrador tradicional africano, a fim de compreender o
processo de transmissão do conhecimento nessas sociedades orais. Identifica os
elementos presentes nessa metodologia de ensino particular para compreender a
forma com os tradicionalistas – responsáveis pela transmissão na África
tradicional - apreendem o mundo e transmitem esses conhecimentos oralmente
de geração a geração. Para tanto, a pesquisa dialoga com algumas obras do
filósofo africano Amadou Hampâté Bâ – centrando-se em sua obra autobiográfica
Amkoullel, o menino fula - além de outros autores e autoras africanos. Também
estruturam a presente pesquisa as minhas vivências com o djeli Sotigui Kouyaté
e outros djeli e contadores de histórias da tradição do Manden. Com o objetivo de
ampliar a compreensão da África tradicional, entrevistei africanos da região
sudano-saheliana, quando pude identificar indícios que confirmam a relevância
da transmissão oral, dos mestres tradicionais e dos espaços formativos
tradicionais nos dias atuais. Localizei na narrativa dos mestres tradicionalistas do
oeste africano, elementos que a definem não só como um mecanismo de
preservação e de transmissão de conhecimentos, mas também como uma
estratégia de resistência, capaz de ultrapassar as barreiras da dominação cultural
e política imposta pelo colonizador. A pesquisa nasce e se edifica a partir de uma
escuta ampliada que teve por base o protagonismo africano. Trata-se de um
convite para algumas noites de contação de histórias, rodas de conversa ao redor de uma grande
fogueira aos pês de Grandes Rochas ancestrais.
[Texto sem Formatação]
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Document type
DissertaçãoSource
PEREIRA, Angela Monteiro. “Rodas e fogueiras aos pés das grandes rochas” onde a escuta precede a fala: um exercício de escuta de múltiplas tradições orais do oeste africano. 2021. 353 f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.Subject(s)
Tradições e Sociedades OraisMemória Ancestral
Educação Tradicional
Infâncias Oralizadas
África Ocidental
Tradição oral
Oeste da África
Memória
Infância
África ocidental
Oral Traditions and Societies
Ancestral Memory
Traditional Education
Oralized Childhoods
Western Africa