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O CURSO DE LICENCIATURA COMO ATO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: PERSPECTIVAS DE EX-ALUNOS DO PRÉ-VESTIBULAR SOCIAL “ESTUDANDO PARA VENCER''
Transformação social
Licenciatura
Vestibular
Desigualdade social
Higher education; Social inequality; Licentiate degree; Transformation
Santos, Agatha Aparecida da Silva | Postado em:
2021
Resumo
O objetivo principal deste estudo é investigar a intenção dos ex-alunos do pré-vestibular
social “Estudando para Vencer” com a licenciatura, de modo a questionar as relações
subjetivas e as possibilidades causadas pelo campo, segundo o senso de jogo de Pierre
Bourdieu e com contribuições de Paulo Freire. Mais do que apenas condições de ingresso em
uma universidade, o que estes jovens pretendem com a licenciatura. O preparatório social e
os sujeitos que participaram desta pesquisa se inserem no contexto de uma das favelas
localizadas no Complexo da Penha, Rio de Janeiro, e convivem com diversas questões
relacionadas às desigualdades sociais. Neste texto buscamos evidenciar as desigualdades
sociais enfrentadas pela população das classes populares e entender se a licenciatura é uma
estratégia de transformação social. Com isso, durante a análise dos dados obtidos, pudemos
perceber o curso de licenciatura como um ato de transformação social através da distribuição
de capitais sociais, mediado pela ideia de coletividade.
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Tipo de documento
Trabalho de conclusão de cursoPublicador
Universidade Federal Fluminense
Assunto(s)
Ensino superior; Desigualdade social; Licenciatura; TransformaçãoTransformação social
Licenciatura
Vestibular
Desigualdade social
Higher education; Social inequality; Licentiate degree; Transformation