• português (Brasil)
    • English
    • español
  • Português (Brasil) 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Entrar
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
Ver item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • FEUFF - Faculdade de Educação
  • SGP - Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura - Niterói
  • SGP - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói
  • Ver item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • FEUFF - Faculdade de Educação
  • SGP - Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura - Niterói
  • SGP - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói
  • Ver item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresOrientador(es)TítulosAssuntosDepartamentoProgramaTipoTipo(s) de AcessoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresOrientador(es)TítulosAssuntosDepartamentoProgramaTipoTipo(s) de Acesso

Estatística

Ver as estatísticas de uso
application/pdf

Visualizar/Abrir
Agatha Aparecida da Silva Sant... (1.124Mb)

Coleções
  • SGP - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Estatísticas
Metadata
Mostrar registro completo
O CURSO DE LICENCIATURA COMO ATO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: PERSPECTIVAS DE EX-ALUNOS DO PRÉ-VESTIBULAR SOCIAL “ESTUDANDO PARA VENCER''
Santos, Agatha Aparecida da Silva | Postado em: 2021
Resumo
O objetivo principal deste estudo é investigar a intenção dos ex-alunos do pré-vestibular social “Estudando para Vencer” com a licenciatura, de modo a questionar as relações subjetivas e as possibilidades causadas pelo campo, segundo o senso de jogo de Pierre Bourdieu e com contribuições de Paulo Freire. Mais do que apenas condições de ingresso em uma universidade, o que estes jovens pretendem com a licenciatura. O preparatório social e os sujeitos que participaram desta pesquisa se inserem no contexto de uma das favelas localizadas no Complexo da Penha, Rio de Janeiro, e convivem com diversas questões relacionadas às desigualdades sociais. Neste texto buscamos evidenciar as desigualdades sociais enfrentadas pela população das classes populares e entender se a licenciatura é uma estratégia de transformação social. Com isso, durante a análise dos dados obtidos, pudemos perceber o curso de licenciatura como um ato de transformação social através da distribuição de capitais sociais, mediado pela ideia de coletividade.
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
Trabalho de conclusão de curso
Publicador
Universidade Federal Fluminense
Assunto(s)
Ensino superior; Desigualdade social; Licenciatura; Transformação
Transformação social
Licenciatura
Vestibular
Desigualdade social
Higher education; Social inequality; Licentiate degree; Transformation
 
URI
http://app.uff.br/riuff/handle/1/23926
Termo da Licença
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Entre em contato

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram