xmlui.metadata.dc.contributor.advisor | Vargas, Hustana Maria | |
xmlui.metadata.dc.contributor.author | Santos, Agatha Aparecida da Silva | |
xmlui.metadata.dc.date.accessioned | 2021-12-16T20:04:54Z | |
xmlui.metadata.dc.date.available | 2021-12-16T20:04:54Z | |
xmlui.metadata.dc.date.issued | 2021 | |
xmlui.metadata.dc.identifier.uri | http://app.uff.br/riuff/handle/1/23926 | |
xmlui.metadata.dc.description.abstract | O objetivo principal deste estudo é investigar a intenção dos ex-alunos do pré-vestibular
social “Estudando para Vencer” com a licenciatura, de modo a questionar as relações
subjetivas e as possibilidades causadas pelo campo, segundo o senso de jogo de Pierre
Bourdieu e com contribuições de Paulo Freire. Mais do que apenas condições de ingresso em
uma universidade, o que estes jovens pretendem com a licenciatura. O preparatório social e
os sujeitos que participaram desta pesquisa se inserem no contexto de uma das favelas
localizadas no Complexo da Penha, Rio de Janeiro, e convivem com diversas questões
relacionadas às desigualdades sociais. Neste texto buscamos evidenciar as desigualdades
sociais enfrentadas pela população das classes populares e entender se a licenciatura é uma
estratégia de transformação social. Com isso, durante a análise dos dados obtidos, pudemos
perceber o curso de licenciatura como um ato de transformação social através da distribuição
de capitais sociais, mediado pela ideia de coletividade. | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.rights | Open Access | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.title | O curso de licenciatura como ato de transformação social: perspectivas de ex-alunos do pré-vestibular social “Estudando Para Vencer'' | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.type | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Ensino superior; Desigualdade social; Licenciatura; Transformação | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.level | graduação | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Transformação social | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Licenciatura | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Vestibular | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Desigualdade social | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | Higher education; Social inequality; Licentiate degree; Transformation | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.description.abstractother | The main objective of this study is to investigate the intention of the alumni of the
preparatory course “Estudando para Vencer” with a licentiate degree, in order to question the
subjective relationships and the possibilities caused by the field, according to Pierre
Bourdieu's sense of game and with contributions by Paulo Freire. More than just conditions
for admission to a university, what these young people want with a licentiate degree. The
social preparation and the subjects who participated in this research are inserted in the context
of one of the favelas located in Complexo da Penha, Rio de Janeiro, and live with several
issues related to social inequalities. In this text, we seek to highlight the social inequalities
faced by the population from the popular classes and to understand if a licentiate degree is a
strategy for social transformation. Finally, during the analysis of the facts obtained, we were
able to perceive the licentiate degree course as an act of social transformation through the
distribution of social capital, mediated by the idea of collectivity. | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.identifier.vinculation | Aluno de Graduação | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.grantor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.department | Faculdade de Pedagogia | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.date | 2021 | |
xmlui.metadata.dc.degree.local | Niterói, RJ | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.curso | Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.publisher.department | Niterói | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.rights.license | CC-BY-SA | pt_BR |