INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE RETT NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Educação inclusiva
Síndrome de Rett
Educação infantil
Inclusive Education, Rett Syndrome, Early Childhood Education, Capacitance
Magalhães, Carina de Bragança | Posted on:
2021
Abstract
Assim como a misoginia, a homofobia e o racismo, o capacitismo se apresenta como mais uma forma de discriminação à um grupo social: a pessoa com deficiência. Atribui ao seu público-alvo um estigma de incapacidade de assumir certas condutas e viver uma vida plena devido ao seu déficit que, não é impeditivo para que possam existir de modo potente. Podemos encontrar esse preconceito presente até mesmo dentro de suas casas, o que acarreta em crianças com deficiência privadas de seus direitos, como o acesso à Educação. Mostraremos o caso de uma criança com Síndrome de Rett - um transtorno do desenvolvimento bioneurológico causado por mutações genéticas que comprometem o sistema motor global - que nunca frequentou a escola e deu origem a essa pesquisa. Essa privação também é decorrente de uma falta de investimento em políticas de inclusão, que acarreta em escolas públicas despreparadas para receber todas as crianças, apesar de no Brasil esse direito já ser garantido por mecanismos legais e estudos comprovarem que a criança com Síndrome de Rett compreende muito mais do que conseguem expressar em linguagem. Sendo necessária a sua inclusão nas escolas regulares desde a educação infantil. Trata-se de um estudo qualitativo de cunho teórico, mas que procurou, também, fazer uso de princípios metodológicos empíricos e do estudo de caso.
[Texto sem Formatação]
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Document type
Trabalho de conclusão de cursoPublisher
Universidade Federal Fluminense
Subject(s)
Educação Inclusiva, Síndrome de Rett, Educação Infantil, CapacitismoEducação inclusiva
Síndrome de Rett
Educação infantil
Inclusive Education, Rett Syndrome, Early Childhood Education, Capacitance