• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
View Item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • FEUFF - Faculdade de Educação
  • SGP - Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura - Niterói
  • SGP - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói
  • View Item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • FEUFF - Faculdade de Educação
  • SGP - Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura - Niterói
  • SGP - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói
  • View Item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of AccessThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of Access

Statistics

View Usage Statistics
application/pdf

View/Open
Danilo Magalhães Costa.pdf (871.8Kb)

Collections
  • SGP - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Statistics
Metadata
Show full item record
UM OLHAR SOBRE O TRATAMENTO DAS DIVERSIDADES DE GÊNERO(S) E SEXUALIDADE(S) NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. VISIBILIZANDO A PRESENÇA DE ESTUDANTES TRANS
Costa, Danilo Magalhães | Posted on: 2021
Abstract
A presente monografia trata sobre as políticas e ações que a Universidade Federal Fluminense (UFF) tem desenvolvido para o reconhecimento das diversidades de gênero e sexualidade, com foco nas ações voltadas para as/os estudantes trans. A escolha do tema se baseia na inquietação surgida a partir da percepção sobre a escassa presença e/ou invisibilidade destes estudantes na universidade. Com a finalidade de obter informações sobre o tema escolhido, foram realizados uma série de levantamentos, análise de documentos e informações coletadas na internet. Conclui-se que a UFF tem avançado em algumas ações importantes, como a aprovação de resoluções que garantem o uso dos nomes sociais de estudantes e funcionários, e a implementação de banheiros pela identidade de gênero. Também merecem destaque as ações afirmativas implementadas em alguns programas de pós-graduação para o acesso de pessoas trans, e as modificações curriculares em alguns cursos de graduação e pós-graduação para a abordagem das temáticas de gênero e sexualidade. Contudo, também se observam inúmeros desafios e obstáculos para um efetivo reconhecimento das/dos estudantes trans, especialmente na conjuntura conservadora e de retrocesso de direitos no cenário atual.
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de curso
Publisher
Universidade Federal Fluminense
Subject(s)
Gênero e Sexualidade, Educação e Ensino Superior, Acesso e Permanência
Identidade de gênero
Ensino superior
Sexualidade
Universidade Federal Fluminense
Gender and Sexuality, Education and Higher Education, Access and Permanence, trans students
 
URI
http://app.uff.br/riuff/handle/1/23928
License Term
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contact Us

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram